Entendendo o Application Aware do Veeam

Sabemos que o VBR consegue fazer backup de máquinas virtuais. Esse é uma das principais funções do Veeam e também uma das que mais possui opções do qual podemos configurar e parametrizar. Porém normalmente quando estamos começando na área de backup e dando os primeiros passos na proteção de dados, um dos recursos que acaba passando despercebido é o Application Aware.

O Application Aware é uma função que podemos configurar nas nossas jobs de backup. Ele nos permite criar backup de maneira consistente.

Backup Consistente

Mas afinal de contas o que é o backup consistente?

Por padrão o Veeam Backup & Replication não realiza os seus backups consistentemente. Isso ocorre porque uma job de backup configurada de maneira default não processa os logs de aplicação de um servidor. Devemos lembrar que o Veeam efetua o backup dos servidores através de snapshots realizados na camada de virtualização. Em função disso o Veeam acaba não se comunicando diretamente com o sistema operacional de cada uma dessas máquinas virtuais. Isso faz com que o Veeam considere e realize esses backups de maneira não consistente.

O que Processar com o Application Aware

Antes de realizarmos a configuração do application aware, devemos entender quais sãos os tipos de logs que o Veeam consegue processar. Na versão atual do Veeam Backup & Replication que é a 12 ele suporta as seguintes aplicações:

  • Microsoft Active Directory
  • Microsoft SharePoint
  • Microsoft Exchange
  • Microsoft SQL Server
  • Oracle
  • PostgreSQL

Através dessas aplicações o Veeam consegue interromper esses aplicativos em execução na VM e criar uma imagem consistente dos dados no sistema operacional guest da máquina virtual. Dependendo do sistema operacional da VM, o VBR utiliza tecnologias diferentes para criar backups os consistentes:

Windows – Para VMs com sistema operacional Windows o Veeam utiliza o VSS (Volume Snapshot Service) da Microsoft. Com isso ele consegue garantir que não haja transações inacabadas ou arquivos incompletos.

Linux – Para VMs com sistema operacional Linux o Veeam acaba utilizando o agente que se conecta ao SO o backup consistente.

Requisitos e Limitações

Em ambientes virtualizados com o VMware vShere é necessário que o VMware Tools esteja instalado no sistema operacional de cada uma das máquinas virtuais. Também é necessário que o SO seja Windows Server 2008 ou superior ou qualquer distribuição Linux recente.

Já em ambientes virtualizados com o Microsoft Hyper-V ter o Hyper-V Integration Services habilitado nas máquinas virtuais. Para VMs baseadas em Linux e versões do Microsoft Windows Server deve ser utilizado as versões compatíveis e suportadas pelo próprio Hyper-V.

Como o Application Aware Funciona

Conforme eu disse anteriormente o application aware funciona de maneiras diferentes para cada um dos sistemas operacionais. Porém para exemplificação, abaixo você pode ver um diagrama simples do Veeam solicitando o backup para o Hypervisor na camada de virtualização e também comunicando com o SO da máquina virtual. Com isso se tem o backup consistente do servidor. Depois disso o backup é enviado para o repositório.

Configuração do Application Aware

A configuração do application aware é feita dentro das opções avançadas da job de backup do Veeam. Como ela vai interagir diretamente com a camada do sistema operacional da máquina virtual, é necessário utilizar um usuário com direitos administrativos para essa função.

Dentro da sessão Guest Processing da job de backup nós temos toda a configuração do application aware.

Não vou entrar em maiores detalhes em cada uma dessas opções pois eu vou dedicar posts futuros para abordar cada uma dos pontos. Acompanhe os próximos artigos.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *