Guia de Estudos Certificação VMCE

Ainda no final de 2023 eu tirei a minha certificação VMCE da Veeam. Pois bem, vou contar aqui como foi minha trajetória para conseguir passar no exame e ser aprovado como Veeam Certified Engineer.

Destaco aqui que esse não é um “guia definitivo” para a certificação, tão pouco um “rumo para a VCME” e muito menos o caminho que você deve seguir caso você queria tirar a cerificação. Esse é apenas um post sem nenhum apelo comercial, dos passos que funcionaram para mim para eu tirar a minha certificação.

Antes de qualquer coisa vou explicar um pouco como funciona a certificação VMCE e como ela é agendada.

A Certificação VCME

Primeiramente, devemos entender como funciona a VMCE e como é feito o exame para a certificação. Tudo começa pelo site oficial da Veeam onde você vai poder ver o guia completo da certificação.

É importante destacar também que para fazer o exame da certificação é necessário ter o curso oficial da Veeam. Esse curso é obrigatório e leva 3 dias para ser feito. Você pode fazer ele junto a um centro autorizado. Aqui no Brasil nós temos a Adistec como parceira e o curso pode ser feito de maneira online.

É muito discutido dentro da comunidade Veeam da obrigatoriedade de se fazer o curso oficial. Entretanto eu acredito que para manter um alto grau de qualidade da certificação também é necessário manter uma qualidade alta no seu ensino e estudo. O que eu menos desejo no momento em que eu estou estudando para uma certificação, é uma prova de que qualquer um é capaz de ser aprovado. Isso com o passar do tempo tende a tornar a certificação desqualifica e ineficaz para o mercado de trabalho.

Após a conclusão do curso você terá uma boa base dos diversos componentes do Veeam Backup & Replication na sua versão atual que é a versão 12.

Alguns dos objetivos que você vai ter entendido ao término do curso são:

  • Conceitos de segurança da Veeam;
  • Tarefas de Backup e Backup Copy;
  • Recursos de replicação da Veeam;
  • Casos de uso apropriado para backups, réplicas e/ou proteção contínua de dados;
  • Componentes de infraestrutura de backup, incluindo servidores proxy e de repositório;
  • Aplicabilidade e configurações da imutabilidade;
  • Recuperação de dados;

A descrição completa de tudo que você aprende no curso pode ver no documento oficial da Veeam.

O Exame

O exame da certificação VMCE é composto por 60 questões de multipla escolha. Dessas 60 questões apenas 50 dela são consideradas no seu resultado final e você não sabe quais delas serão escolhidos para a nota final do seu exame. O exame só pode ser feito em inglês e é dado um total de 75 minutos para responder todas as questões. Para não nativos da língua inglesa é concedido um adicional de 15 minutos. Sendo assim, para nós Brasilileiros, temos 1 hora e 30 minutos para finalizar o exame.

O exame possue o score que vai de 300 a 900 pontos e, para ser aprovado, você deve atingir o mínimo de 720 pontos.

O teste para certificação é mantido pela PearsonVue e o seu valor é de $144.00 dolares. Para agendar o seu exame você deve utilizar o proprio site da Veeam e posteriormente você vai acabar sendo direcionado para finalizar a transação e agendar o exame através do site da PersonVue. A Veeam nunca disbonibilizou uma retake para fazer o exame. Isso quer dizer que caso você não seja aprovado será necessário pagar o exame novamente.

Após o termino do exame leva em torno de 30 minutos até eles verificarem o seu resultado e você receberá no seu e-mail o resultado final. Portanto não se assuste caso você não veja se você foi aprovado ou reprovado logo no término da prova. Você vai receber essa informação posteriormente no seu e-mail.

Primeiros Passos Rumo a Certificação

Como já falei anteriormente é necessário fazer o curso oficial para conseguir fazer o exame da certificação. Entretanto caso você esteja começando a trabalhar com Veeam agora e você ainda não esteja familiarizado com todos os conceitos de backup e proteção de dados, recomendo que você não comece pelo curso oficial. Existem diversos outros materias na Internet que você pode começar a ler e estudar antes disso.

Veeam University

Meu primeiros passos com Veeam foi através da Veeam University. A Veeam University é uma plataforma da qual a Veeam disponibiliza alguns cursos introdutórios e gratuítos dos seus principais produtos. Pensando na VMCE dois cursos que vão te ajudar a entender os conceitos de Veeam são os seguintes:

Onboarding for Veeam Data Platform

How-to videos library for Veeam Data Platform

Para conseguir fazer os cursos basta ter uma conta na Veeam que você já consegue usufruir do material.

Veeam Community

Outra plataforma que me ajudou bastante durante os meus foi a Veeam Community. Ela nada mais é que a comunidade oficial da Veeam do qual diversos usuários ao redor do mundo conversam, discutem e interagem uns com os outros na plataforma. Também podemos encontrar diversos funcionários e engenheiros da Veeam dentra dela.

São diversos posts e conteúdos muito legais dentro da Veeam Community e que você pode consumir para auxiliar nos seus conhecimentos e estudos com Veeam.

Help Center

Essse sem sombra de dúvida foi o material que eu mais consumi durante os meus estudos. O Veeam Help Center é a base de documentação oficial de todos os produtos da Veeam. A documentação é muito detalhada e bem escrita. Todo e qualquer recurso que você precisar utilizar nos produtos da Veeam possuem um tópico de documentação dentro do Help Center.

Você pode consumir toda a documentação tanto em na web através do site ou até mesmo baixar em um arquivo PDF. Ao todo são mais de 2700 páginas.

Conteúdo do Rasmus Haslund

O Rasmus Haslund foi por muito tempo o program manager do VMCT (Veeam Certified Trainer) responsável por gerenciar mais de 100 trainers ao redor do mundo. Ele trabalha na Veeam desde de 2016 e, apesar de um pouco desatualizado, o seu blog pessoal tem diversas fontes muito boas pra quem tem interesse em tirar a certificação VMCE. Ele possui uma série inteira no YouTube corrigindo questões da certificação.

Ele também dispobinliza eu seu blog uma série de simulados da certificação VMCE. Eu fiz todo os simulados que ele disponbiliza antes de fazer o exame final.

Simulado Oficial Pro Partner

O Veeam Pro Partner é um portal que você pode ter acesso caso você trabalhe em algum parceiro da Veeam. É através do Pro Parter que a Veeam disponbiliza diversos materiais para marketing e vendas. Entretnando lá também tem um simulado oficial voltado para o VMCE.

Ao todo são 48 questões muitos parecidas com as questões do exame final. Obviamente as questões desse simulado não tem a chance nenhuma de cair no exame oficial, mas o que é valido aqui é o jeito que as perguntas são simuladas. Fazendo esse exame aqui você já tem uma boa noção do nível das perguntas que vão aparecer no exame final.

Conclusão

Como deu para vocês verem ao redor desse meu artigo, temos diversas fontes das quais podemos usufruir para melhorar os nossos estudos com Veeam. O caminho para a certificação VMCE nem sempre é uma estrada curta e fácil de ser alcançada. Pra mim particularmente não foi. Eu já utilizo Veeam desde de meados de 2020 e na primeira tentativa de prestar o exame VMCE eu não consegui ser aprovado na minha certificação. É preciso manter o foco durante um certo período nos estudos e talvez o mais importante seja você já trabalhar com Veeam diariamente. A experiência e o uso diario na ferramenta acaba facilitando bastante o processo.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends. Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *