Fim do ESXi gratuito (free)

Por muitos anos a VMware ofereceu um produto gratuito que sempre foi o core principal de todos os seus produtos de virtualização. Estou falando o hypervisor ESXi. A VMware sempre ofereceu uma versão gratuita que apesar de possuir algumas limitações, ela sempre foi muito importante para clientes pequenos que estavam entrando no mercado e aderindo a tecnologias de virtualização.

Essa versão também era muito interssante para proferessores e estudantes que poderiam ensinar e aprender conteúdos relacionados a virtualização. Eu mesmo no começo da minha carreira utilizei muito a versão gratuita do ESXi para dar início nos primeiros passos no mercado de trabalho.

Entretanto, com o compra da VMware reliazada pela Broadcom e as recentes mudanças dentro da empresa e no licenciamento dos seus produtos, uma outra notícia chegou nessa última segunda-feira (12/02/2024) que foi o fim da disponbilidade das versões 7 e 8 do ESXi gratuito.

Junto com o término do licenciamento perpétuo, a Broadcom também decidiu descontinuar o Hipervisor ESXi Gratuito, marcando-o como EOGA (End of General Availability).

Você pode ver o KB original aqui.

Com essa notícia é importante destacar que a VMware não vai disponibilizar nenhum outro produto com substituto para a versão gratuita do ESXi.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *