Tirei a minha certificação VMware VCP-DCV!

O post de hoje é para dar uma ótima notícia para o finalzinho desse ano de 2021, que é a seguinte:

Finalmente consegui alcançar a minha tão sonhada VCP-DCV. Ainda era agosto quando eu realizei o meu curso para essa tão sonhada certificação, porém devido ao trabalho e a correria do dia-a-dia eu levei um tempo até marcar a prova junto a Pearson VUE.

Eis então que nesse último domingo (12/12) eu realizei o teste e consegui alcançar a minha tão desejada VMware Certified Professional – Data Center Virtualization ou abreviadamente falando VCP-DCV.

Como funciona a prova?

Essa prova consiste em 70 questões de múltipla escolha que abordam os seguintes temas:

Section 1 – Architecture and Technologies
Section 2 – Products and Solutions
Section 3 – Planning and Designing
Section 4 – Installing, Configuring, and Setup
Section 5 – Performance-tuning, Optimization, and Upgrades
Section 6 – Troubleshooting and Repairing
Section 7 – Administrative and Operational Tasks

Para passar na prova você deve somar um score de 300 pontos. Todas as questões totalizam 500 pontos e você tem 130 minutos para no alcançar essa margem de 60% na sua pontuação final.

VMware Certified Professional - Data Center Virtualization 2021 (VCP-DCV  2021)

A VCP-DCV é uma certificação de nível intermediária da VMware. Antes delas nós temos uma certificação inicial conhecida como VCTA. Depois dela nós 3 outras certificações, sendo 2 delas conhecidas como VCAP e 1 última VCDX.

Caso você queira saber mais detalhes da prova VCP-DCV você pode acessar o exam guide. O código da prova é o 2V0-21.20.

O que eu achei?

Ao meu ver a prova tem uma dificuldade mediana. Dentre das 70 questões que me foram apresentadas tinha perguntas com uma dificuldade bem elevada envolvendo temas como HA do vCenter, DR e DSR. Por outro lado, também teve questões bem fáceis de responder que não me tomaram mais de 1 minuto na escolha da resposta depois de ler o enunciado da pergunta.

No final eu tive um score de 388 pontos. O que não é uma um score muito bom, mas também não é um resultado ruim.

Considerações

Finalizando dizendo que a experiência que eu tive com o curso e os estudos para a prova foram muito bons. Na última semana antes da prova eu estudei bastante e fiz muita leitura de materiais de apoio além de praticar algumas coisas eu meu homelab.

Posso dizer que a VCP-DCV é um desafio e tanto e exige dedicação para conseguir passar na prova.

Eu considero essa certificação obrigatória para qualquer profissional que trabalhe com cenários VMware diariamente em seu ambiente de trabalho, seja mantendo a operação de ambientes virtuais ou fazendo a arquitetura e o deploy de ambientes vSphere.

Caso você apenas tenha um pequeno contato com ambientes VMware talvez a certificação adequada para você seja a VCTA, mas caso o seu intuito é se aprofundar no uso das tecnologias de virtualização da VMware certamente o próximo passo será rumo as certificações VCAP.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Tenho as certificações ITIL e VCP-DCV. Estou estudando graduação em redes de computadores. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Gustavo disse:

    boa tarde!

    Quanto custa o exame?

    é necessário renovar o certificado.?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.