Adicionando o Dell Data Domain como repositório de backup no Veeam Data Platform

O Dell Data Domain é uma solução de armazenamento de dados principalmente voltada para backup. Ele é projetado para proteger dados corporativos por meio de uma plataforma de armazenamento que pode ser gerenciada através de uma interface web. Uma das principais características do Data Domain é sua tecnologia de desduplicação de dados. Isso significa que ele armazena apenas uma cópia única de dados mesmo quando essas dados são repetidos, economizando espaço em disco e aumentando a eficiência no seu armazenamento de dados.
O Data Domain se integra com várias soluções de software de backup, incluindo Veeam Data Platrom, Veritas NetBackup, Commvault entre outros. Nesse artigo eu mostro como fazer a configuração e integração do Dell Data Domain como um repositório de backup dentro da console do Veeam Backup & Replication.
Configuração do Data Domain
Primeira coisa que precisamos fazer, é criar é o usuário ddboost dentro do Dell Data Domain Isso pode ser feito através da interface gráfica do Data Domain, através do menu Adminstration > Access > Local Users como podemos ver abaixo:

Esse usuário ddboost é o usuário que vamos utilizar dentro da console do Veeam para fazer a conexão com a o Data Domain. Sendo assim considere utilizar uma senha forte e segura para essa ação.
Depois disso é necessário criar uma StorageUnit atrelado com esse usuário. Isso deve ser feito através do menu Protocols > DD Boost > Storage Units. Clique no botão de + para criar a Storage Unit:

Importante: Também é necessário observar se o protocolo do DD Boost esta habilitado.
Para criar a Storage Unit é necessário apenas dar um nome para o storage e atrelar isso ao usuário ddbost criado anteriormente:

Depois disso já estamos prontos com a configuração do lado do Dell Data Domain e com isso podemos avançar para a configuração do lado do Veeam.
Configuração do Veeam
Para apresentarmos o Data Domain na console do Veeam devemos navegar através do menu Backup Infraestructure > Backup Repositories e depois disso clicar em Add Repository:

Depois disso devemos selecionar a opção de Deduplicating storage appliance:

Já na tela seguinte devemos selecionar a opção do Dell Data Domain:

Agora devemos entrar com o nome e uma descrição para o nosso repositório:

Agora devemos informar o IP ou o FQDN do Data Domain, bem como o usuário ddboost para essa conexão com o equipamento:

Nesse momento devemos clicar em Browse:

Na sequência devemos selecionar a Storage Unit que criamos anteriormente:

Com isso já é possível clicar em Populate para vermos a capacidade total de armazenamento do equipamento:

Depois disso podemos avançar com o setup do Wizard apenas clicando em Next, Next até chegar na tela de Finish:

Notem que não mencionei nenhum detalhe no que é relacionado as tarefas concorrentes e o Mount Server do repositório. Essa informações devem ser levadas em conta considerando qual é o modelo do Data Domain que você esta utilizando e também a sua topoligia do ambiente de backup.
Conclusão
Dessa forma nós temos o Dell Data Domain configurado dentro da console do Veeam Backup & Replication. Com isso já é possível fazer o uso do equipamento para suas rotinas de backup.


Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL.
Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends.
Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.