A História do Windows Server
Estamos em 2016 já começando a ouvir falar da nova versão do Windows Serve 2016, porem a versão que ainda está mais em pauta é a sua antecessora 2012.
De longe a versão 2012 R2 lançada em 18 de outubro de 2013 tende a ser a mais utilizada por alguns anos à frente. Temos ainda muitas empresas ainda utilizam a versão 2008 do sistema, pensando agora em migrar para a 2012. Mesmo que tenhamos a versão 2016 lançada esse ano, a sua aceitação, adaptação e futuras migrações vai ser uma coisa vagarosa e que necessita sempre de análise. É só tomar como base a última versão de estação de trabalho, o Windows 10. Mesmo com o incentivo da Microsoft em disponibilizar ele gratuitamente pra quem já tinha um sistema operacional original instalado em seu computador, muitas usuários ainda preferem usar o Windows 8, 7 ou até mesmo o bom velhinho Windows XP.
Também devemos lembrar que atualmente temos muito mais material sobre o Windows Server 2012 e todos os seus componentes. Livros, apostilas e cursos sobre a futura versão prevista para esse ano só vão começar a aparecer com o passar do tempo. Arrisco a dizer que a versão 2016 terá uma parcela significativa no mercado apenas em 2019 ou 2020.
Então para entendermos aonde o Windows Server 2012 e sua atualização nomeada de R2 se encaixam no meio de toda essa história vamos fazer uma especie de timeline tanto para Windows Client quanto para Windows Server.
Devemos lembrar que tudo começou em junho de 1980 quando Bill Gates juntamente com Paul Allen desenvolveram o MS-DOS. Sem sombra de dúvidas esse foi principal produto que tirou a Microsoft de um fundo de garagem e transformou ela nessa corporação gigante que conhecemos hoje. O MS-DOS teve sua primeira versão comercial apenas em 1986 e, logo após o seu lançamento, chamou atenção de grandes empresas como IBM que dessa certa forma ajudaram a atrair mais olhares e transformar ele no que hoje conhecemos como Windows.
Na figura que apresentei acima vocês podem ver que a timeline começa no Windows NT 3.1. Isso não quer dizer que não houve versões anteriores a essa, entretanto foi apenas no 3.1 que o sistema operacional se tornou definitivamente utilizável. Casualmente também foi essa a primeira versão que chegou aqui no Brasil. Podemos dizer que a versão 1.0 e 2.0 praticamente não existiram aqui no país.
Depois disso vieram as versões NT 3.5 e NT 3.51 que foram sim novos sistemas operacionais, porem ainda baseados no NT 3.1. Lembrando também que a sigla NT vem de New Technology, já que foi na 3.1 que o Windows teve seu kernel totalmente remodulado. Tanto a versão 3.5 quanto a 3.51 tiveram grande popularidade no uso empresarial. Entretanto ainda era um sistema operacional baseado na arquitetura de 16bits.
Em 25 agosto de 1995 acontece um revolução no que tange o sistema operacional da Microsoft pois foi lançado o Windows 95. Um novo sistema operacional com uma nova interface baseada em 32bits. Foi aqui que foi introduzido o conceito do botão inciar (que depois fez tanta falta no Windows 8), barra de tarefas e diversas outras funções que hoje são muito bem conhecidas por nós usuários. Outro fato importante foi que nessa época, a Microsoft começou a adotar a nomenclatura de NT Workstation e NT Server.
Exatamente após um ano do Windows 95 a Microsoft lança o Windows NT 4.0. Esse sim um sistema operacional que tinha funções de servidor como compartilhamento de arquivos e de impressoras. Conforme planejado, aqui a Microsoft lança as versões NT 4.0 Workstation e NT 4.0 Server. Com esses dois sistemas operacionais interligados em rede era possível ter uma rede inteiramente Microsoft. Era o que se tinha mais parecido com o temos hoje em dia. Vale lembrar também que essa versão foi muito estável, até mesmo mais do que suas sucessoras 98 e ME.
Logo depois do lançamento do NT 4.0 já começaram os rumores do NT 5.0. Muita expectativa foi criada pra cima do que seria o próximo sistema operacional da Microsoft. Contudo diversos itens fizeram com que o lançamento do suposto NT 5.0 fosse atrasado mais e mais.
Após muitas delongas e promessas a Microsoft finalmente lança em 17 de janeiro de 2000 a nova versão, contudo, refeita com o nome de Windows Server 2000. A nova versão do sistema operacional foi uma verdadeira revolução para o mundo da tecnologia. Diversas melhorias em comparação ao seu anterior NT 4.0, porém a que mais destacou o sistema operacional foi o Active Directory. Sem sombra de duvida foi a maior mudança de paradigma que ocorreu na história dos sistemas operacionais de servidores da Microsoft.
De primeiro momento todos pensaram que a aceitação do Windows Server 2000 seria lenta ou até mesmo de baixa aceitação. Toda via foi justamente o contrario que ocorreu. Muitas empresas passaram a basear toda a sua infraestrutura em servidores no Windows 2000. Não é a toa que até hoje diversos outros serviços terceiros confiam as suas credencias, logins e usuários na base do Active Directory.
Contudo as novidades não param. Em 24 de abril de 2003 a Microsoft lança o Windows Server 2003. Porem a pergunta que nos fazemos é: Se o Windows 2000 Server foi tão bem aceito e também é um sistema operacional tão estável. Porque foi lançada uma nova versão apenas 3 anos depois do tão aclamado Windows 2000? Uma coisa que sempre devemos ter em mente é que com um novo sistema operacional lançado, novos usuários passam a utilizá-lo e com isso novas demandas tendem a aparecer.
Seguindo essa lógica de evolução continuada, quase 5 anos depois, surge o Windows Server 2008. Lançado em 18 de Fevereiro de 2008. Muitas novidades realmente uteis como o inicio da função de virtualização chamada de Hyper-V deixaram ele com uma excelente adoção no mercado. Não é por menos que o 2008 é a atualmente a versão que ainda é mais utilizada em servidores empresariais Windows.
Mas como as novidades não param, após quatro anos do lançamento do Windows Server 2008 a Microsoft lança o Windows Server 2012. Datado em 1º de Agosto de 2012, a nova versão teve diversas melhorias, principalmente no quesito de virtualização com o Hyper-V. Cerca de 18 meses depois após o lançamento da versão inicial, a Microsoft lança uma nova versão do 2012 chamado de R2. Ela já havia feito isso no Windows Server 2003 R2 e no Windows Server 2008 R2. O nome vem de Release 2 e sempre que a Microsoft faz isso é porque houve grandes atualizações de melhoria no sistema operacional, mas não ao ponto de ser uma nova versão.
Atualmente o Windows Server 2012 R2 é o mais novo sistema operacional da Microsoft, porém já há versões de testes do Windows Server 2016. Ainda não há datas confirmadas, mas ao que tudo indica esse ano vamos ter o lançamento dela com certeza.
Como mencionei no começo do artigo, a migração de sistemas operacionais de servidores não é tão rápida quanto a de Windows Client, tanto que até hoje temos muitos servidores com a versão de 2008 instalado. Se seguirmos esse aspecto chegamos a conclusão que o Windows Server 2012 tende a ser o mais utilizado por um bom tempo, ainda mais que ele tem se mostrado uma ótima opção para o uso do Active Directory e também muito estável se comparado com as versões anteriores já lançadas.
Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL.
Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends.
Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.
Bom dia!!!!
Voc tem as atualização das novas versões sobre o Windows Server 2016, 2019, 2022 para mostrar para nós?
At.te.
Francisco
Este arquivo me ajudou muito!! Obrigado