A importância do Veeam Software Appliance

Com o lançamento da versão 13 do Veeam, tivemos a chegada de um recurso completamente novo que é o Veeam Software Appliance (VSA).

Tenho visto que esse esse é um componente que o a comunidade tem falado bastante, mas acho que seria legal explanar aqui todos os pontos e benefícios que ele traz

De antemão e já posso garantir que ele representa um verdadeiro divisor de águas nos passos que a Veeam vem dando em direção ao futuro da proteção de dados moderna e nos próximos tópicos eu trago mais detalhes sobre o VSA.

Veeam, uma empresa de Software

Desde sua fundação, a Veeam sempre se posicionou no mercado como uma empresa 100% de software.
Todos os produtos do seu portfólio, sejam de backup, monitoramento ou orquestração, foram sempre desenvolvidos com essa premissa em mente: entregar inteligência de software, sem a dependência de um hardware proprietário.

Ao contrário de outros fabricantes que oferecem appliances físicos ou soluções fortemente acopladas a equipamentos específicos, a Veeam defende um de seus maiores valores: a liberdade dos dados.
Essa filosofia garante ao cliente a flexibilidade de escolher onde e em qual infraestrutura seus backups e workloads serão executados, sem amarras ou dependência de um fornecedor específico.

Além disso, a Veeam sempre buscou interoperabilidade. Sua estratégia é baseada em parcerias amplas com fabricantes de hardware, provedores de nuvem e desenvolvedores de software, garantindo compatibilidade e homologações com uma vasta gama de soluções do mercado.
Por isso, até então, nunca vimos a Veeam comercializar um appliance físico, seja para execução dos seus serviços, seja para armazenamento dos backups gerados pelos seus produtos.

O que muda com o Veeam Software Appliance

Com a chegada do Veeam Software Appliance, a Veeam não abriu mão dessa filosofia, apenas evoluiu a experiência de implantação.
Agora, é possível executar o Veeam Backup & Replication em formato de appliance de software, simplificando a instalação e o provisionamento da plataforma.

A grande diferença é que você escolhe como e onde rodar esse appliance, mantendo a flexibilidade que sempre caracterizou a Veeam.
O VSA é disponibilizado em dois formatos:

  • ISO: permite a instalação direta do Veeam em um servidor físico de sua escolha, facilitando o uso em ambientes bare-metal ou on-premises.
  • OVA: oferece o deploy simplificado em ambientes virtualizados, como VMware vSphere, HyperV e Nutanix AHV, permitindo provisionar o Veeam como uma máquina virtual pronta para uso.

Por que o Veeam Software Appliance é importante?

1. Implantação rápida e simplificada

  • Evita o processo manual de instalação do Windows, drivers, patches, componentes e do próprio Veeam.
  • Em poucos minutos, você tem o ambiente pronto para backup, reduzindo drasticamente o tempo de configuração inicial.
  • Ideal para ambientes distribuídos, filiais ou nuvem pública, onde a simplicidade tende a ser um ponto chave para a operação

2. Padronização e consistência

  • Todas as instâncias da appliance são implantadas com configuração padronizada, evitando erros de instalação, versões inconsistentes ou falhas por dependências de sistema.
  • Facilita auditorias, suporte e atualizações, já que o ambiente é previsível e homogêneo.

3. Segurança reforçada

  • As appliances da Veeam seguem o conceito de “secure by default”:
    • Sistema operacional com hardening pré estabelecido.
    • Menor superfície de ataque.
    • Serviços mínimos ativos.
    • Suporte a backup imutável.
    • Certificados SSL pré-configurados e integração com autenticação segura (MFA, RBAC, etc).

4. Eficiência operacional e manutenção reduzida

  • As atualizações do software e do SO são gerenciadas de forma centralizada pela Veeam.
  • Diminui a necessidade de especialistas em sistemas operacionais para manutenção do servidor de backup.
  • Facilita recuperação rápida em caso de desastre, já que em caso de problema, basta reimplantar a appliance e importar o backup da configuração do sofware.

6. Conformidade e governança

  • As versões appliance são configuradas para atender requisitos de conformidade (GDPR, LGPD, ISO 27001, etc.).
  • Trazem logs centralizados, autenticação segura e políticas imutáveis, facilitando auditorias e relatórios de segurança.

Conclusão

Como podemos ver, tivemos diversos ganhos de recursos principalmente no quesito de segurança. Isso é muito e também reduz bastante o risco de ataques de ransomware ou o comprometimento da infraestrutura de backup via vulnerabilidades de sistema operacional e design de arquitetura.

Esse foi um primeiro passo que a Veeam tomou e não tenho dúvidas que muitas novidades ainda estar por vir.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends. Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *