Você Conhece a Wasabi?

A Wasabi é uma empresa que fornece serviço de storage e armazenamento de dados através da nuvem.

História

A fundação da Wasabi começou a ser realizada por meados de 2015 pelo David Friend e Jeff Flowers na cidade de Boston, em Massachusetts nos Estados Unidos.

David e Jeff já se conheciam há mais tempo e também já tinha fundado juntos uma empresa de backup online chamada Carbonite. Depois disso eles resolveram focar no serviço de storage criando assim a Wasabi que teve o seu produto lançado no mercado em 2017.

Portifólio de Serviço

O portifólio que a Wasabi oferece é simples e direto. O produto principal deles é o armazenamento de dados do tipo object storage. Eles fazem isso através de buckets e de maneira muito semelhante ao que a Amazon faz com o S3.

Esse tipo de armazenamento é ótimo para dados de sites e aplicações em nuvem. Também é muito utilizado para armazenar arquivos de cópia de backup.

Diferencial

Mas já que o produto que a Wasabi oferece é semelhante ao S3 da AWS, qual é o diferencial e por que eu deveria utilizar Wasabi ao invés do já conhecido serviço da Amazon?

A Wasabi tem o preço como um dos seus principais fatores para se tornar competitiva no mercado.

Além do custo dela ser muito mais barato em comparação a AWS, ela também cobra taxas de throughput de saída e também, não cobra por chamadas de API.

Na calculadora da Wasabi e possível fazer uma estimativa de custo se comparada com os outros principais players de cloud pública que também oferecem object storage como armazenamento:

Atualmente o custo por TB da Wasabi está em $5,99.

Se calcularmos isso na AWS o mesmo 1 TB, sem considerar chamadas de API, acaba custando $23,55:

Considerações

Se levarmos em consideração o valor, obviamente vamos acabar optando pelo object storage da Wasabi. Entretanto, não é apenas isso que você deve levar em conta na hora de montar o seu projeto de armazenamento de dados na nuvem. Fatores como disponibilidade e a localidade das regiões aonde os seus dados serão armazenados também deve ser levado em conta. Embora, para projetos de backup e proteção de dados o Wasabi pode ser uma ótima opção.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *