Backup da Configuração – Veeam Backup & Replication

Logo ao finalizarmos a instalação do Veeam, uma das primeiras coisas que devemos fazer é o backup da configuração do software. O Veeam além de fazer backup de servidores, máquinas virtuais e compartilhamentos, ele também pode fazer backup de toda a sua configuração.

Esse backup server para o caso de quando ocorrer algum problema com o servidor do Veeam, nós possamos voltar toda a configuração feita dentro do VB&R em um novo servidor por exemplo. Dependendo o tamanho acabamos tendo dezenas de jobs de backup e ter que reconfigurar tudo isso em uma instalação nova não é uma tarefa nada agradável.

Sendo assim, com o backup da configuração em mãos é possível importar ou migrar todo o servidor do Veeam sem perder nada do que já foi realizada previamente.

Configuração

Para configurar o backup vá até o menu principal esquerdo e clique em Configuration Backup:

Depois disso a primeira coisa que você deve levar conta é o repositório onde você vai salvar esse backup. Considere que se você salvar no próprio servidor do Veeam e ele apresente algum problema que impossibilite acessar os arquivos, você também vai acabar perdendo o backup da configuração também. Então salve o backup o backup da configuração do Veeam em algum lugar externo e que você consiga acessar. Nesse exemplo eu vou salvar ele em um bucket da Wasabi:

Caso você não conheça a Wasabi você pode ler esse meu artigo aqui.

Você também pode configurar as notificações e o agendamento de quando esse backup será executado. Por padrão o Veeam executa todos os dias as 10:00 da manhã.

Observer a seguinte mensagem abaixo:

E muito importante que o backup da configuração seja criptografado. O servidor do Veeam reúne uma série de informações referente ao seu ambiente de produção. Senhas de hypervisors VMware, Hyper-Vm contas de cloud públicas e todas essas credenciais ficam todas salvas dentro da configuração. Em função disso, caso a gente não habilite a criptografia, as senhas de todos esses componentes também não irão ser salvas na configuração por uma questão de segurança. Dessa forma no caso do restore da configuração é necessário informar para o Veeam todas essas credenciais novamente.

Portanto sempre habilite a criptografia para que você fique não só com o seu backup seguro, mas também para não ter esse retrabalho no momento da restauração. Sendo assim, ao terminar o backup da configuração você pode fazer um backup manualmente clicando em Backup now:

Conclusão

Dessa forma nós temos o backup da configuração do Veeam devidamente configurado e criptografado em um local externo.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *