Monitorando o Veeam com o Checkmk

Hoje eu vou mostrar como podemos monitorar um servidor Veeam através do Checkmk. Para monitorarmos as jobs do backup do Veeam Backup & Replication nós devemos anteriormente já ter configurado o monitoramento Windows do servidor de backup com o agente do Checkmk.

Caso você ainda não conheça o Checkmk como uma solução de monitoramento eu te convido a ler esse meu artigo aqui.

O primeiro passo que que devemos fazer é configurar o plugin do Veeam dentro do monitoramento do Checkmk. O Checkmk possui uma série de plugins disponíveis nativamente dentro do software. Para vermos a lista desses plugins basta irmos até o menu Setup / Agents / Windows:

Todos esses plugins estão disponíveis no agente depois de realizar a instalação dele em um servidor Windows. Tendo entendido isso, agora nós podemos configurar o plugin dentro do servidor do Veeam.

Para isso, vá até a pasta C:\Program Files (x86)\checkmk\service\plugins no seu servidor Windows onde o Veeam Backup & Replication esta instalado:

Agora copie o arquivo veeam_backup_status.ps1 para dentro da pasta C:\ProgramData\checkmk\agent\plugins:

Depois de ter feito isso basta você ir até o host do servidor do Veeam dentro do Checkmk e clicar no botão de serviços:

Agora o plugin já vai entrar em funcionamento e vai fazer a descoberta dos novos serviços disponíveis. Com isso será criado um serviço para cada uma das jobs de backup dentro do Veeam. Para começar monitorar todas elas basta clicar em Accept All:

Por último, para finalizar o monitoramento do servidor lembre-se que é necessário salvar todas as alterações feitas até agora no Checkmk:

Ao término você vai conseguir verificar o status de execução de todas as suas jobs de backup:

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *