Zabbix 5.0 é lançado, o que temos de novidade?

E nessa terça feira (12/05/2020) tivemos o lançamento da versão 5.0 do Zabbix. Quem me acompanha sabe o quanto eu gosto de ferramentas open source e Linux num geral. Soma isso junto a monitoramento e nós temos o Zabbix, uma das ferramentas de NMS mais contundente dentre o mercado de TI.

 

Bom, pra quem não sabe a versão 5.0 é a mais nova versão LTS (Long Term Support) disponibilizada pela Zabbix SIA. Anteriormente era a 4.0. Isso quer dizer que essa versão possui um suporte mais longo se comparada com as outras versões.

O que há de novo?

Ok, muito legal essa atualização. Mas afinal de contas, o que tem de novo nessa versão? Vale a pena eu atualizar o meu ambiente? Pois bem, eu utilizo o Zabbix desde 2012 desde lá eu nunca vi uma atualização de versão com tantas novidades como essa. Sendo assim, vou destacar algumas delas aqui.

Novo Dashboard

Finalmente tivemos uma mudança na UI (user interface) da ferramenta. Muitos comentavam que o dashboard e o visual do Zabbix era ultrapassado e arcaico. Pos então, agora a interface dele foi toda remodelada. O principal destaque é que agora o menu principal esta alocado em forma de coluna na esquerda. Alguns outros submenus deixaram de existir e outros foram criados também. Esse menu lateral pode ser minimizado e maximizado para que você aproveite todo o espaço da sua tela.

Deploy On-premise ou na Cloud

Como o Zabbix é uma ferramenta open source, é você que escolhe aonde será feito a sua instalação. O Zabbix 5.0 agora suporta os sistemas operacionais mais novos do mercado, como é o caso do SUSE Linux Enterprise Server 15, Debian 10, Ubuntu 20.04, Raspbian 10, Mac OS/X, RHEL 8 e CentOS 8. Além disso também é possível a implementação rápida nos principais players de Cloud Computing do mercado.

Autenticação via SAML para SSO (single sing-on)

Ter uma autenticação unificada em um ponto único de concentração não é novidade para ninguém. Isso evita que a gente tenha que criar vários usuários distintos, para utilizar ferramentas distintas. Em função disso o Zabbix agora utiliza o padrão aberto de mercado chamado de SAML (Security Assertion Markup Language). Com esse tipo de padrão é possível integrar os usuários do Zabbix na sua atual base de usuários, seja ela on-premise ou na nuvem. É isso que nos permite autenticar os usuários no Active Directory da Microsoft por exemplo, mas também é possível integrar em outras bases de usuários como OpenAM, SecurAuth, Okta, Auth0 e várias outras.

SAML authentication for single sign-on

Nova Geração do Zabbix Agent

O agente do Zabbix é quem faz a comunicação entre servidores da sua estrutura de TI (Windows e Linux) e servidor do Zabbix (Zabbix Server). Eis que agora nós também temos uma nova versão do agente que oferece nova funcionalidades e novos tipos de coletas e novas macros.

Next generation Zabbix Agent got official support

Melhoria nos Alertas

Agora existem uma gama ainda maior nos tipos de mídia do Zabbix através dos alertas e das ações. Anteriormente já era possível enviar e-mail, SMS ou Telegram quando uma determinada trigger alarmava em um servidor por exemplo. Porém agora, com o tipo de mídia webhook é possível ter muitos outros tipos de integrações como por exemplo Skype, Microsoft Teams, Discord, Slack, Rocketchat, Viber e muitos outros.

Segurança no Uso de Senhas

Agora o Zabbix suporta algumas macros de maneira secreta. Muitas vezes temos que passar um usuário ou senha para consumir uma API ou até mesmo uma chave para fazer coletas via SNMP. Agora é possível fazer isso de maneira segura sem expor esse conteúdo no dashboard.

Keep your secrets secure


Pois então, essas são apenas algumas das novidades que eu achei mais interessante e atraente na nova versão do Zabbix até então. Ainda há várias outra que você pode ler no post oficial.

Conforme o software for maturando dentro o mercado eu vou trazendo mais novidade aqui no blog também.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *