Entrevista com Alexei Vladishev, CEO da Zabbix

 

Salve salve a todos!

É com imenso prazer que hoje eu anuncio aqui um novo quadro de posts que vou ter aqui no blog. Serão entrevistas! A ideia é bater um papo sempre com alguém influente e contundente dentro do mercado de tecnologia num geral!

E pra inaugurar esse canal temos a presença do Alexei Vladishev. Pra quem não conhece o Alex  é ninguém mais ninguém menos que o CEO e Founder da Zabbix SIA.

Caso você ainda não conheça a empresa Zabbix, vou deixar aqui um post que escrevi recentemente.

E quem me conhece sabe o quanto eu gosto de ferramentas open source, logo sou muito adepto e fã incontestável do Zabbix.

Pois bem, vamos lá, sem mais delongas fiquem aqui com a entrevista exclusiva que tive com o Alex.

Obs.: Caso queira ver a entrevista original em inglês clique aqui.

 


Mateus Wolff pergunta:

Olá Alex, antes de tudo, obrigado pelo seu tempo e pela oportunidade de conversar com você aqui.
Então, o Zabbix começou no passado quando você ainda trabalhava em um banco, certo? Conte-nos um pouco mais sobre isso! Qual foi sua motivação para dar o primeiro passos no Zabbix?

Alex responde:

Você está certo, comecei a desenvolver uma ferramenta de monitoramento em 1997 enquanto era administrador de sistemas do Deutsche Lettishe Bank em Riga. Eu estava tentando automatizar meu trabalho rotineiro de verificar se tudo está funcionando corretamente, tenho espaço em disco suficiente nos servidores, nenhum processo de interrupção, você sabe, o trabalho usual de um administrador de sistema.
No começo, havia apenas um monte de scripts Perl sendo executados a partir de um crontab.
Depois de algum tempo, decidi reescrever tudo usando a nova arquitetura com diferentes tecnologias. Logo isso se transformou no meu hobby. Eu estava muito interessado em programação e foi uma ótima oportunidade para aumentar minhas habilidades de programação enquanto desenvolvia algo útil.
Depois de quatro anos de desenvolvimento, decidi torná-lo Open Source usando a licença GPLv2 e lançá-lo para o público em geral. Portanto, a primeira versão do Zabbix foi publicada em 2001.
Eu acho que o melhor motivador foi o fato de que o produto que eu construo é usado por muitas pessoas em todo o mundo. E-mails legais vindos de lugares diferentes foram a principal força que me levou a continuar meu trabalho.

 

Mateus Wolff pergunta:

E hoje em dia? Mudou? Como está o Zabbix SIA? Quantas pessoas estão trabalhando no Zabbix para desenvolver e lançar as novidades? Todo mundo sabe que o Zabbix 5.0 está prestes a ser lançado.

Alex responde:

Hoje em dia o Zabbix está sendo desenvolvido por uma grande equipe de mais de 70 pessoas em quatro escritórios em Riga, Tóquio, Moscou e Nova York. Não estou mais envolvido na codificação, hoje em dia me preocupo principalmente com o crescimento da empresa e a construção de um roteiro de produtos, entre outras coisas.

Acabamos de comemorar o aniversário de 15 anos do Zabbix SIA. Penso que já provamos que o modelo de negócios que escolhemos funciona bem e nos permite crescer e construir um produto melhor, sendo totalmente Open Source.

Nosso próximo grande lançamento do Zabbix 5.0 LTS está prestes a ficar pronto. Ele contém um ótimo conjunto de novas funcionalidades que permitem uma experiência de monitoramento muito melhor e um conjunto de modelos prontos para uso para o monitoramento de aplicativos e serviços, além de integrações prontas para uso em listas longas com alerta de terceiros e ferramentas de ITSM, como o Microsoft Teams, Telegram, Redmine, Jira, ServiceNow, OTRS, PagerDuty e muitos outros.

 

Mateus Wolff pergunta:

E o COVID-19. Que tipo de coisa vocês fizeram para se opor a isso? Acredito que todo funcionário esteja trabalhando em casa, mas conte-me um pouco mais. Aderir ao home office foi fácil para todos vocês?

Alex responde:

A Letônia foi um dos melhores países no que diz respeito à reação rápida e inteligente à ameaça COVID-19. Mesmo antes de ser declarado oficialmente, tomamos a decisão de mudar para um trabalho totalmente remoto no Zabbix. Compramos laptops para quem não o possuía e anunciamos que estamos trabalhando em casa a partir de agora.
Eu não acho que isso tenha afetado nossas operações de forma alguma e agora estamos usando essa oportunidade para obter uma experiência inestimável de trabalhar totalmente remotamente. Estou certo de que isso nos ajudará muito no futuro.

 

Mateus Wolff pergunta:

Então, ainda em função do coronavírus … Vejo que muitos Zabbix Conference estão sendo adiados. Qual a sua preocupação com o futuro e com esses eventos? Aqui no Brasil, temos a Zabbix Conference Latan em setembro. Espero que possamos vê-lo aqui conosco.

Alex responde:

Obviamente, tivemos que cancelar muitas conferências Zabbix, incluindo uma no Brasil, também muitos treinamentos presenciais, infelizmente isso é algo fora de nosso controle.
Nada pode substituir a comunicação cara a cara. Gosto de estar nas conferências do Zabbix e conversar diretamente com os usuários do Zabbix. A nova realidade nos diz que precisamos ser muito mais ativos no digitalmente este ano e já planejamos muitos eventos online, como seminários e mini-conferências.
Muitos dos eventos online estão chegando logo após o lançamento do Zabbix 5.0. Então, por favor, acompanhem esse espaço.

 

Mateus Wolff pergunta:

Sem dúvida que a toda a comunidade vai acompanhar os eventos online. Então, agora temos o beta2 no Zabbix 5.0 e a pergunta que todo mundo quer saber… Quando você acredita que podemos ter acesso a versão estável e qual é o seu recurso favorito nesta versão?

Alex responde:

Posso dizer com um grande nível de confiança que o Zabbix 5.0 será lançado em maio de 2020. Há tantas melhorias que é realmente difícil selecionar um único recurso pelo qual estou particularmente feliz. Para usuários corporativos, pode ser o suporte ao SAML para aprimoramentos únicos relacionados a desempenho melhorias de segurança, alguns podem desfrutar do novo layout do dashboard do Zabbix e o suporte de módulos de usuário para aprimoramentos da interface, mas tenho certeza de que muitos usuários perceberão esse fato do Zabbix está ficando ainda mais flexível e fácil de usar.
Criamos uma poderosa solução universal de monitoramento de código aberto e o Zabbix 5.0 é claramente um grande passo nessa direção.

 

Mateus Wolff pergunta:

Portanto, sou muito grato por sua atenção aqui Alex! Eu realmente aprecio você. Portanto, para encerrar nossa conversa, envie uma mensagem para todos os usuários do Zabbix aqui no Brasil.

Alex responde:

Eu sinto muita falta dos meus amigos brasileiros! 😁
Por fim, acho que o COVID-19 enfatiza o fato de que, graças às soluções da Internet e de código aberto, temos uma plataforma sólida que permite a todos nós nos comunicarmos e trabalharmos remotamente. Isso tudo não seria possível sem um software gratuito e de código aberto!

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *