Oracle Cloud Blogger Day – Dia 1

 

Olá olá pessoal!

É com imenso prazer que eu venho prazer esse post aqui no blog já que eu tive o privilegio de ser convidado pela Oracle Brasil a participar do 1º OCI (Oracle Cloud Infraestructure) Blogger Day.

Com você já sabem eu sou fã de qualquer tipo de tecnologia em nuvem, porém o movimento que a OCI tem feito no mercado de cloud tem ganhado meu coração cada vez mais.

Pois bem, na semana passada no dias 14 e 15 de maio a Oracle realizou o primeiro OCI Blogger Day que nada mais é que um workshop abordando os principais conceitos da Oracle Cloud. Para isso ela convidou 22 bloggers brasileiros a participarem evento.

 

Fizemos um apanhado especial de informações publicas, compilamos e colocamos algumas cerejas para ajudar no entendimento e geração de conteúdo para suas comunidades técnicas. Obrigado por ter atendido ao chamado e estar participando. Weligton Pinto, Virtual Data Centers Product Specialist Director at Oracle do Brasil.

 

Para conseguir participar do workshop cada um dos participantes ganhou um tenant de $500,00 para conseguir fazer o deploy e o gerenciamento de todos os tópicos abordados.

A pauta do primeiro dia do evento contou com os seguintes assuntos e palestrantes:

 

 

 

Dando início ao evento meu amigo Valdecir Carvalho deu as boas vindas aos participantes explicando como funcionaria todo o evento. O Valdecir entrou na Oracle recentemente mas eu tenho certeza que ele teve total influência na idealização desse workshop.

 

Logo em seguida tivemos um dos grandes nomes da equipe da Oracle aqui do Brasil, o nosso querido Weligton Pinto, já intimamente conhecido como WP dentro da comunidade. WP como sempre dando a palavra de uma maneira muito carinhosa e encorajadora pra todos os presentes do evento para justamente aproveitarmos o workshop e utilizarmos todas as tecnologia que o portal da OCI oferece.

 

Continuando, chegou a vez da Alaydes Morais dar um show mostrando todo o dashboard e os principais conceitos do portal da OCI. A Alayde como sempre mostra muito entusiasmo a ao falar e ao mostrar o seu conhecimento sobre OCI. Terminamos a apresentação da Alayde fazendo a criação do nosso primeiro Compartment dentro do portal.

 

Fazendo a sequência do evento chegou a vez do Guilherme Simoes falar sobre rede dentro da OCI. Guilherme aborda os principais conceitos de networking dentro da Oracle explicando as diferenças entre Internet Gateway, NAT Gateway e Service Gateway. Além disso fizemos a criação do nosso primeiro VCN (Virtual Cloud Network) e finalizamos abordando o assunto de Security Lists.

 

Nesse momento entramos no assunto que eu considero o cerne da OCI que é a parte da computação propriamente dita. Para isso é o Cristiano Hoshikawa é que tem a palavra agora e ele aborda os principais tópicos de uma instância dentro da OCI. Conceitos como Shape, Image e Marketplace dentro do portal foram devidamente explicados por ele. Além disso também falamos sobre imagens customizadas, alteração no shape de uma instância já criada e as chaves publicas e privadas que são obrigatoriamente necessárias para conectar em máquina virtual Linux por exemplo.

 

Para finalizar o primeiro dia do workshop Flavio Pereira fala sobre Architecture Center na OCI, ou seja, a arquitetura central que engloba todos os pontos dentro da Oracle Cloud Infraestructure. Além ele também fala sobre o OKIT (OCI Designer Toolkit), que nada mais é que um programa para fazer o design e arquitetar sua solução dentro da OCI. É como se fosse uma espécie de Visio, draw.io e LucidChart voltado especificamente para a OCI.

 

E dessa forma foi se encerra o primeiro dia do Oracle Cloud Blogger Day Brasil.

 


 

Pois bem, essa foi uma espécie de review do evento, espero que você tenha gostado e no próximo artigo aqui do blog eu vou trazer o segundo dia do workshop.

 

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Boa Mateus! Gostei do post! Mandou bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *