Uma distribuição Linux: Debian

Não costumo fazer postagens ao domingos, porém hoje é um dia especial. Hoje dia 16 de agosto é comemorado o Debian Day.

Isso se deve pelo motivo do Debian Project ter sido fundado no dia 16 de agosto de 1993 pelo saudoso Ian Murdock. Sendo assim, aproveito esse momento especial pra começar mais uma série de posts aqui no blog. É o que eu vou chamar de Uma Distribuição Linux. Dessa forma, vou escrever um post sobre as distribuições Linux mais famosas juntamente com as que eu mais uso no meu dia a dia. Sem mais delongas, vamos lá…


O Debian é um sistema operacional Linux 100% baseado em software livre. O desenvolvimento do sistema é mantido inteiramente pelo Debian Project.

O Começo

Como dito anteriormente o lançamento do sistema Debian foi realizado em 16 de agosto de 1993 pelo Ian Murdock. Ian pra quem não conhece foi um programado alemão nascido no de 1973. Ian Murdock ainda muito novo desenvolveu o sistema Debian e também fundou o Debian Project do qual ficou a frente do projeto até 1996. Depois disso o Ian Murdock se afastou do cargo de liderança do projeto porém nunca deixou de fazer parte e acompanhar o projeto como um todo até o final da sua vida.

Além disso, com o lançamento da distribuição Linux Ian também publicou o Manifesto Debian, sendo esse, um documento do qual continha o motivo o Debian estar sendo desenvolvido e mostrando também os principais pontos do sistema em si, que iam desde a distribuição não possuir nenhum fim comercial até ela usar pacotes 100% livres.

O Sistema

O Debian conta com repositórios online espalhados no mundo todo e que eu atualmente possuem mais 50.000 pacotes para serem baixados e instalado sistema operacional. Isso faz com o que o Debian seja uma das maiores compilações de software que temos conhecimento dentre as distribuições Linux da atualidade.

Por padrão o Debian apenas possui pacotes de softwares livres para serem baixados. Porém é possível alterar o seu repositório para fazer download de pacotes não livres também, como é o caso do Firefox, LibreOffice, GIMP e etc.

Porque Utilizar Debian?

O Debian é conhecido por ser um sistema operacional muito estável. Diferente da maioria das distribuições Linux, o Debian tem um processo longo entre cada um dos lançamentos de versão Stable. Normalmente esse período é de 2 em 2 anos. Atualmente nós estamos na versão 10 Debian e ela foi lançada em julho de 2019. A versão 9 e 8 foram lançadas em 2017 e 2015 respectivamente.

Além disso o Debian também possui o ciclo de versões Unstable e Testing.

O site DistroWatch é conhecido por ranquear as distribuições Linux mais utilizadas. Se olhar para o ano de 2019 inteiro, podemos ver o Debian em 4º lugar.

Além disso o Debian é muito conhecido por ter um fácil gerenciamento de pacote através do apt. Além disso o empacotamento desses pacotes também é muito bom e é feito através do dpkg.

Curiosidades Sobre Debian

O none do sistema Debian se deve da junção dos nome Debra + Ian. Debra era a mulher do Ian na época.

O logo do Debian foi criado por Raul Silva em 1999. Foi realizado um concurso para o desenvolvimento da logo e o ganhador recebeu um endereço de e-mail @debian.org e um pacote com todos os CDs de instalação do Debian 2.1.

Todos os nomes as verões do Debian possuem nome de personagens do filme Toy Story.

A Morte de Ian Murdock

Murdock além de ser o fundador da distribuição Debian ele também tinha um nome muito grande ao redor de toda a comunidade Open Source. De 1996 a 2003 ele foi CTO de Linux Foundation. Além disso ele também passou pela Sun Microsystems aonde ele liderou um projeto aonde foi criado o Open Solaris. O último trabalho de Ian foi na Docker.

A morte de Ian Murdock é um caso que não foi muito esclarecido até os dias de hoje. Aparentemente ele foi preso no dia 27/12 porém não é sabido o motivo. Depois disso ele publicou alguns twittes aonde ele fala sobre abuso do poder policial. Depoi disso ele ainda twitta que ele iria se matar no dia 28. A depoimentos que foram encontradas marcas de estrangulamento no corpo de Ian Murdock.

Sem sombra de dúvida Ian Murdock foi um dos grandes nomes relacionados a Linux a ao Open Source num geral e deixou lembranças até hoje para todos.

Aqui você pode ver o post original da Debian sobre a morte do Ian.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *