Configurando Switch HP 1820 (J9980A)

 

No post de hoje estou trazendo um conteúdo sobre rede de computadores. Vou abordar as configurações iniciais que eu costumo fazer nesse conhecido switch da Hewlett Packard, o 1820 24G. Resolvi trazer esse conteúdo visto que esse switch é o modelo de entrada de 24 portas da fabricante HP e em função disso é muito comum  encontrarmos ele em redes de pequeno e médio porte. Destaco ainda o número de SKU dele que é o J9980A, sendo assim no momento que você se deparar para configurar um switch HP 1820 se atente a esse número para saber se é exatamente o mesmo que eu trago nesse artigo.


Pois bem, entendido isso vamos a configuração. Para conectar no switch primeiro coisa que devemos fazer é descobrir qual é o IP do equipamento. Esse modelo em especifico possui o IP padrão 192.168.1.1. Entretanto caso você plugue ele em uma rede que tenha DHCP ele receberá um IP automático do seu servidor DHCP.

Vou partir do principio que o meu switch não esteja plugado em um rede com DHCP, dessa forma basta eu apenas configurar um  IP do range 192.168.1.0/24 na interface de rede do meu computador e acessar o switch pelo navegador através do endereço http://192.168.1.1.

Sendo assim, temos acesso a seguinte tela:

 

O usuário padrão do switch é admin e para logar nele apenas digite esse usuário, deixe as senha em branco e clique no botão verde Log In.

Depois disso você terá acesso a seguinte tela:

 

 

A primeira coisa que gosto de fazer é colocar uma senha no switch. Como a configuração de fábrica vem sem senha para acessar o equipamento, recomendo fazer essa configuração logo no primeiro acesso.

Para isso vá no menu Maintenance  e depois em Password Manager. Agora apenas deixe o campo Current Password em branco e digite duas vezes a nova senha nos campos seguintes. Depois disso clique em Apply.

 

Próxima configuração que eu gosto de fazer é o hostname do switch, bem como as configuração de localização e contato. Lembrando que o a configuração do hostname é vital para que você identifique o switch na rede. Em função disso afirmo que não é uma boa prática utilizar nome genéricos ou duplicados entre os switchs da sua rede. Já as configurações de local e contato são utilizadas normalmente nas coletas SNMP e também ajudam a identificar um switch na rede com mais facilidade.

Portando vá até a tela inicial e preencha o seguintes campos System Name, System Location e System Contact. No meu caso configurei da seguinte forma:

 

Agora podemos configura o IP do switch. Para isso vá até o menu Setup Netwok e Get Connected.

Como esse switch vai entrar em produção já configurei ele com as configurações de endereço IP da rede local do ambiente. Aproveitei o momento para habilitar o SNMP e configurar a chave Community.

 

Depois disso o switch esta apto a entrar em produção. Vale lembrar que aqui não estou fazendo das configurações avançadas de VLAN. Dessa forma todas as portas do equipamento estão configuradas com a VLAN padrão 1. Caso você não saiba o que é VLAN vou deixar aqui um artigo aonde eu explico um pouco sobre o assunto.

Para finalizar deixo listado aqui as configurações que realizei aqui nesse post:

  • Troca da senha de acesso padrão switch;
  • Configuração do hostname do switch;
  • Troca do endereço IP padrão do switch;
  • Configuração do SNMP e da chave community.

 

 

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Olair disse:

    Bom dia. Ótimo artigo Mateus. Parabéns !!!
    Tenho 2 switches na minha infra e eles começaram a apresentar um problema: sempre que ocorre interrupção da energia elétrica e entra energia fornecida pelo nosso gerador eles reiniciam. Acho estranho pois eles estão em um no-break juntamente com outros equipamentos ( switches, pabx, etc ) e com os outros esse problema não acontece. Poderia me ajudar de alguma forma ? Já viu algo parecido ? Teria alguma configuração no switch quanto à sensibilidade para variações da energia ?
    Obrigado

  2. Arthur Nycael disse:

    Mateus, artigo bem objetivo e didatico. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *