Atualizando Firmware do Switch HP 1820 (J9980A)


 

Dando continuidade no último post sobre como configurar o switch HP 1820, agora vou falar sobre como realizar o upgrade do firmware do equipamento. Resolvi trazer esse conteúdo visto que esse switch é o modelo de entrada de 24 portas da fabricante HP e em função disso é muito comum  encontrarmos ele em redes de pequeno e médio porte. Destaco ainda o número de SKU dele que é o J9980A, sendo assim no momento que você se deparar para configurar um switch HP 1820 se atente a esse número para saber se é exatamente o mesmo que eu trago nesse artigo.


Antes de mais nada temos que ver qual é a versão do firmware que esta no switch atualmente. Para isso basta logar no equipamento e na tela principal já podemos ver a versão atual do software do switch.

Abaixo podemos ver a versão PT.02.01.

 

 

Depois disso podemos ver nesse link aqui a versão do firmware mais atual para o modelo do switch.

 

Clicando no link chegamos na tela cima, sendo assim basta pesquisarmos o modelo do switch em questão. No meu caso é o 1820, porém eu gosto de pesquisar pelo código do produto que é o J9980A.

É possível ver esse código na parte frontal do switch. Depois de digitar o código no formulário de pesquisa, clique em Search.

Depois de realizar a pesquisa apenas clique na seta.

 

Depois disso você será encaminhado par uma página (no meu caso essa aqui) como essa abaixo.

 

Se você rolar um pouco com o cursor para baixo já será possível ver as últimas versões de firmware abaixo.

 

No caso do swtich 1820 (J9980A) o último firmware estável nada data de hoje (25/06/2020) é o PT.02.08.

Ao clicar no link do firmware temos a seguinte tela. Sendo assim precisa apenas clicar em Download.

Apenas aceite os termos e prossiga com o download.

 

Com isso será baixado um arquivo com a extensão .stk.

 

Antes de atualizar qualquer firmware eu sempre recomendo ler antes o release notes. O release notes nada mais são que as notas de lançamento com todas as features e melhorias que estão sendo implementadas nesse novo firmware.

 

No caso do firmware PT.02.01 existe uma mensagem de Unexpected Restart que aparece incorretamente no dashboard principal como podemos ver abaixo.

E como podemos ver na página 8 do release notes do switch, desde a versão do firmware PT.02.02 nós temos a correção do problema.

 

Pois bem, entendido isso vamos para a parte de atualização do firmware de fato. Vá até o menu Maintenance e depois em Backup and Update Manager e clique no botão de Update na sessão HTTP.

 

Na tela seguinte, no campo File Type deixei selecionado a opção Backup Code. Depois disse clique no botão Browse e selecione o arquivo que baixamos anteriormente e por fim clique no botão Begin Transfer.

 

Depois disso já vai começar o processo de transferência do firmware do seu computador até o switch.

 

Ao finalizar será apresentada a seguinte mensagem. Apenas clique em ok.

 

Com isso o switch vai ser reiniciado.

 

Depois disso ao logar no switch novamente, podemos ver que ele já esta com o firmware mais atual (PT.02.08) e também que a mensagem de Unexpected Restart não aparece mais.

 

 

 

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Arthur Nycael disse:

    Bem explicado, muito bom. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *