Como Adicionar Bucket Wasabi no Veeam Backup & Replication

No último post eu já abordei como é feita a criação de um bucket imutável da Wasabi. Dando sequência no assunto hoje eu vou mostrar como é feito a adição desse tipo de bucket dentro do Veeam Backup & Replication.

O bucket nada mais é que um repositório no Veeam, ou seja, é lá onde nós vamos armazenar e guardar todos os nossos arquivos de backup.

Configuração

Para adicionar o bucket dentro do VBR nós precisamos ir até o menu Backup Infraestructure > Repostories. Depois é só clicar em Add Repository:

Na próxima janela selecione a opção Object Storage:

A partir da versão 12 do Veeam Backup & Replication a Wasabi é 100% compatível e integrado a console do Veeam. Caso você esteja utilizando uma versão anterior esse menu não vai aparecer na sua console:

Nessa etapa entre com o nome e uma descrição para o seu bucket e clique em Next:

Agora é necessário informar a região onde esta localizado o bucket e também o par de chaves de acesso:

Nesse momento você deve selecionar o bucket e a pasta onde os backups serão salvos. Caso o seu bucket esteja zerado ele não tera nenhuma pasta dentro dele. Sendo assim você criar uma nova. É possível fazer clicando no botão browse:

⚠️ Importante: note que é nesse momento que é configurado por quantos dias o backup desse bucket permanecerá imutável. Por padrão esse tipo de repositório vem configurado com 30 dias. No meu caso eu deixei configurado apenas para 7 dias.

Depois disso selecionar qual vai ser o mount server desse repositório. Eu deixei o proprio servidor do Veeam nesse caso:

Aqui você verá um review da configuração do repositório. Basta clicar em Apply:

Se tudo ocorreu com sucesso você verá uma tela como essa. Basta clicar em Next:

Por último finalize clicando em Finish:

Conclusão

Dessa forma nós temos configurado um bucket da Wasabi como repositório dentro do Veeam Backup & Replication pronto para ser utilizado como repositório:

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *