Como Criar um Bucket Imutável na Wasabi

A Wasabi

A Wasabi é uma empresa conhecida por fornecer serviços de storage e armazenamento de dados através da nuvem. Ela é uma empresa que está desde 2015 no mercado. Com o advento da imutabilidade ela acabou ganhando bastante destaque por fornecer esse recurso na sua camada de object storage.

Imutabilidade

A imutabilidade é um recurso muito importante no momento em que estamos pensando na segurança da informação Afinal de contas a imutabilidade é um recurso que permite deixar os dados protegidos contra alteração indesejada. Com a popularização das ameaças de ransomware, ter essa camada de proteção dentro do bucket é importante para garantirmos que o que for salvo de dentro dele fique protegido e inalterável durante um determinado período de tempo. Isso é possível graças não só ao recurso de object locking, mas também a compatibilidade que a Veeam possui junta a Wasabi.

Compatibilidade com a Veeam

Um fato interessante é que com a chegada da versão 12 do Veeam Backup & Replication veio junto também a compatibilidade nativa da console do Veeam com o bucket da Wasabi:

Você pode ver mais detalhes da parceria entre a Veeam a Wasabi nesse post oficial aqui.

Criação do Bucket

Agora que entendemos os pontos citados até aqui, vamos para a parte da criação do bucket.

É necessário ter uma conta na Wasabi para que você consiga criar o seu primeiro bucket. Você também pode utilizar o trial para testar a solução durante o período de 30 dias.

Com a conta criada e logado no portal da Wasabi, basta você clicar em Create Bucket:

Já nessa primeira tela devemos escolher um nome para o bucket e também em qual região ele vai residir:

A região mais próxima do Brasil são as que estão no Estados Unidos. Eu optei por escolher a região us-east-2 que fica em Virginia

Depois disso precisamos setar algumas propriedades no nosso bucket que vai nos permitir ter imutabilidade dos nossos arquivos de backup através do Veeam Backup & Replication:

Para isso observem que é necessário habilitar tanto a opção de Bucket Versioning como a de Object Locking.

Depois disso basta finalizarmos clicando em Create Bucket.

Agora já podemos ver o bucket recentemente criado na lista:

Conclusão

Como podemos ver é muito simples criar um bucket imutável dentro da nuvem da Wasabi.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *