Virtualização – Conceitos e Porque Virtualizar



 

Conceito

Ouvimos muito falar em virtualização hoje em dia. Apesar do tema parecer ser atual, o seu surgimento vem se propagando desde a década de 70.  Gosto muito de dizer que a virtualização já foi o passado, esta sendo o presente  e será o futuro por um long tempo dentro de um setor de tecnologia. Virtualização é o alicerce base  de todos os grandes data centers e infraestruturas de TI hoje em dia. Mas afinal de contas, o que é a virtualização? 

Podemos definir a virtualização como uma tecnologia que permite a execução de vários sistemas computacionais dentro de  uma única máquina, seja ela um desktop ou um grande servidor.

Com a virtualização nós podemos literalmente ter mais de um sistema operacional em um único hardware. Isso nos possibilita que tenhamos mais de um software, aplicação ou sistema em apenas um único servidor. É como se nós tivéssemos um ou mais computadores distintos dentro de um só. A grande diferença, se formos comparar com 2 ou 3 servidores reais, é que essas máquinas são virtuais apenas na teoria, pois na prática ela são como um computador normal. Elas apresentam os mesmos requisitos de rede, memória, processador e disco rígido se comparado ao um computador físico.

Isso quer dizer que uma máquina virtual se traduz a um ambiente computacional completo e isolado (ou não) das outras máquinas virtuais que temos dentro do servidor. Com isso podemos instalar não só sistemas operacionais completamente diferentes, como também  funções, recursos e programas que não seriam possíveis instalar em um único servidor.

Em resumo, nós temos um grande servidor que é chamado comumente de host onde abriga um sistema de hypervisor que é a ferramenta que nos possibilita criar os diversos outros servidores virtuais dentro do host em questão.

Abaixo podemos ver uma representação de um ambiente virtualizado

virtualizacao

Nessa imagem temos um único servidor que abriga diversos outros servidor menores, com sistemas operacionais diferentes e aplicativos diferentes, tudo rodando simultaneamente. É exatamente isso que consiste a virtualização.

 

Porque Virtualizar

A ideia da virtualização  sempre foi a redução do uso de servidores e o aumento do uso de hardware de um data center como um todo. Você já parou para pensar que o uso dos recursos de um servidor que abriga um sistema ERP de uma empresa, nunca é utilizado 100% no decorrer de um dia todo por exemplo. Bem provável que esse esse servidor passe por picos de uso durante o horário de expediente, porem fora do horário comercial esse mesmo servidor é praticamente inutilizável, ficando assim ocioso. O conceito de virtualização vai exatamente de encontro a essa ideia, ou seja, utilizar o máximo de recursos que um servidor oferece.

Abaixo listamos alguns dos benefícios ao utilizarmos um ambiente computacional virtualizado:

 

Melhor Aproveitamento do Datacenter

Com já citado acima, ao termos uma infraestrutura virtualizada, nós utilizamos melhor a carga de trabalho dos servidores físicos. Isso quer dizer que conseguimos utilizar o processamento de um único servidor para várias tarefas distintas, já que os sistemas e ferramentas estão agregadas em único hardware. Isso também se aplica para memória, leitura e escrita de um disco disco ou qualquer outro recurso de um servidor.

 

Menor Parque de Máquinas

Com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, nós também diminuímos o espaço físico do data center como um todo. Assim como a aquisição de novos servidores diminui, os gastos com instalação, manutenção, refrigeração e consumo de energia também tendem a cair drasticamente.

 

Gerenciamento Centralizado

Normalmente o gerenciamento de todos os computadores virtualizados é feito em uma única interface. Isso facilita a vida do administrador de servidores já que ele não tem a necessidade de conectar em vários locais diferentes para fazer uma manutenção por exemplo.

 

Rápida Implementação

Imagine que uma empresa necessite de um novo software que fara o controle de folha de pagamento. Em um ambiente não virtualizado, a aquisição de um novo servidor, logística na entrega do equipamento e instalação física se faria necessária. Com a virtualização isso pode ser reduzido para apenas o provisionamento de mais uma servidor virtualizado.

 

Uso de Sistema Legados

As vezes uma empresa possui um sistema antigo  ou ultrapassado para o mercado de trabalho, porem em função de um regra de negócio ou politica da empresa esse software ainda se faz necessário no dia a dia de seus funcionários. Com a virtualização é completamente possível deixar uma única máquina virtual para essa função.

 

Plataformas Distintas

Com a virtualização podemos ter sistemas operacionais Windows e Linux dentro de um único servidor.

 

Ambiente de Homologação

É possível realizar todo um ambiente de teste para o uso de um novo programa por exemplo. Dessa forma a empresa consegue testar várias ferramentas e softwares antes mesmo de fazer a compra do mesmo. Teste de desempenho e confiabilidade também se aplicam nesse quesito.

 

Segurança

Como cada máquina virtual funciona de maneira isolada uma da outra, caso surja um problema ou falha de confiabilidade, esse problema não afetará os outros computadores virtualizados.

 

Fácil Migração e Ampliação

Com a virtualização devidamente implementada e configurada, é possível fazer a migração de um serviço ou o aumento dos recursos de hardware (memória, processador e HD) de uma maneira muito mais fácil e, dependendo da tecnologia utilizada, pode ser feito até mesmo com a máquina virtual ligada, não atrapalhando a conexão do usuário final.

 

 

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações.

Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s.

Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores.

Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...