O que é o programa vExpert?

 

Pra quem acompanha o meu trabalho um pouco mais de perto sabe o quanto eu gosto e admiro o trabalho e os produtos da VMware. E como se já não fosse o bastante ela ter uma serie de programas genias dentre o seu portfólio ela também conta com um programa de incentivo para os membros envolvidos dentre a comunidade VMware, também conhecida como vCommunity,

Esse programa é chamado de vExpert e em palavras da própria VMware ele é:

 

O programa VMware vExpert é o programa global de evangelismo da VMware. O programa foi projetado para colocar os recursos de marketing da VMware em cima dos seus erforçoes na promoção de seus artigos, exposição nos eventos globais, publicidade cooperativa, análise de tráfego de conteúdo e acesso antecipado a programas beta e a todo o roadmap da VMware.

 

É válido salientar que o programa é voltado para indivíduos e membros da vCommunity e não para as empresas, ou seja, ele é um reconhecimento para VOCÊ e não para a sua empresa ou para a corporação em que você trabalha. O título de vExpert tem duração de um ano e isso faz com que o programa seja realmente vivo, já que caso você queira se manter ativo na comunidade além de se envolver diariamente, você também precisa renovar o título anualmente. Isso é feito para manter dentro do programa realmente pessoas que se envolvem e previne que espertinhos recebam o título de reconhecimento da VMware e depois virarem as costas para comunidade em si.

Gosto de dizer que o vExpert é um programa de reconhecimento para consolidar a marca VMware através de pessoas realmente apaixonadas pela marca e pelos seus produtos, mas que principalmente, tenham afinco pelo compartilhamento de informação e conhecimento através da vCommunity como um todo, ou seja, é o que chamamos de evangelistas. Além disso é importante destacar que o vExpert não é uma certificação, em função disso não considero o programa como pay to win. Isso garante ainda mais que realmente apenas pessoas envolvidas com os produtos e a comunidade VMware sejam adentradas ao vExpert.

Entretanto, esse tipo de programa não é exclusividade da VMware afinal de contas fabricantes como a Cisco, Microsoft e Veeam também possuem os seus programas de evangelismo como o Cisco Champion, o Microsoft MVP e o Veeam Vanguard respectivamente.

Mas afinal de contas, porque eu devo me tornar um vExpert?

Como falei anteriormente a VMware não é a única empresa que possui um programa de reconhecimento. Então porque eu devo considerar ingressar ao vExpert ao invés dos demais programas? Antes de mais nada é interessante ressaltar que o programa vExpert não fideliza os seus membros e não exige singularidade no uso de tecnologia como muitos outros fabricantes fazem sem nem ao menos ter um programa de reconhecimento. O que eu quero dizer  com isso? Quero ressaltar que no momento em que você se torna um vExpert, você não esta preso a falar apenas dos produtos e tecnologias da VMware. Como você já deve ter notado, vExperts são pessoas que amam a cultura VMware, mas que não necessariamente deve ser exclusivas na geração de conteúdo e na propagação de conhecimento. O mais importante é fomentar a comunidade VMware e não ficar preso a ela.

E quais são os benefícios com isso?

Estar no meio de uma comunidade que realmente é envolvida, unida e prospera junto com a VMware pra mim é um dos principais motivos de se tornar um vExpert. Afinal de contas é um fabricante de grande nome no mercado de tecnologia dando o aval que você é um bom gerador de conteúdo dentro da comunidade dela, mas é apenas isso? O que mais se ganha ao se tornar um vExpert? Vamos há alguns destaques:

✔ Certificado vExpert assinado pelo CEO da VMware, o Patrick Gelsinger.

✔ Fóruns particulares disponíveis em: https://communities.vmware.com/.

✔ Permissão para usar o logotipos e badges vExpert em cartões, blog, site e etc. por um ano,

✔ Presentes exclusivos de vários parceiros da VMware.

✔ Webinars privados com parceiros da VMware.

✔ Licenças de avaliação de 365 dias para a maioria dos produtos VMware para ambientes que não sejam de produção.

✔ Apresentação no diretório online público do vExpert.

✔ Festas anuais do vExpert nos eventos VMworld EUA e VMworld EU.

✔ Identificação como um vExpert na VMworld EUA e na VMworld EU.

Como me torno um vExpert

Ok Mateus! Mas como eu me faço para me tornar um vExpert? Antes de mais nada se integre a uma comunidade VMware. Se você já esta inserido e já utiliza produtos do ambiente VMware, comece a gerar conteúdo sobre VMware. Caso você ainda tenha um blog. comece a pensar nisso agora mesmo e faça um blog o quanto antes escreva um post no Linkdein mesmo ou crie uma conta no Medium com alguns cliques e tire a poeira dos dedos.

Caso você já tenha feito algumas dessas coisas, segue algumas recomendações da própria VMware:

◾ Encontre um mentor. Procure por um vExpert ou um vExpert PRO na sua região.

◾ Fale sobre suas atividades relacionadas a comunidade: Participações no VMUG, Meetup, blog, palestras, podcasts, etc.

◾ Mostre paixão pelo que você faz.

◾ Fale sobre suas atividades na comunidade

◾ Conte sobre os eventos que você participou durante o ano. Deixe claro, o porque você quer ser um vExpert.

Encontre mais informações sobre vExpert

Portal vExpert – https://vexpert.vmware.com

Twitter vExpert – @vExpert

Blog do vExpert – https://blogs.vmware.com/vExpert

Lista de vExperts  – https://vexpert.vmware.com/directory

Inscrições – https://vexpert.vmware.com/apply

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *