Monitorando Servidor Linux com o Checkmk

Dando continuidade na série de posts sobre o Checkmk, hoje vou mostrar como podemos monitorar um servidor Linux através dessa ferramenta de monitoramento. Caso você ainda não conheça o Checkmk eu te convido a ler o primeiro artigo que eu escrevi sobre ele.

O servidor que vou mostrar aqui é um Linux Ubuntu 20.04 e a primeira coisa que vamos fazer é a instalação do agente.

Para isso vá até o menu principal do Checkmk e avance através de Setup / Agents / Linux:

Depois disso você pode selecionar a opção check-mk-agent_2.1.0p18-1_all.deb. Eu estou utilizando pacote .deb pois o meu servidor Linux é o Ubuntu, mas caso o seu servidor for baseado em Linux Red Hat basta utilizar no pacote .rpm. Ao fazer o download basta você enviar o pacote para o servidor Linux.

Você também pode obter o link do agente é baixar ele diretamente no servidor através do wget.

Eu realizei o download com o wget:

E agora é só instalar o pacote com o comando:

apt install ./check-mk-agent_2.1.0p18-1_all.deb

Depois disso já podemos adicionar o servidor Linux dentro do Checkmk. Adicionar um servidor Linux é idêntica a de adicionar um servidor Windows. Para isso vá no menu Setup / Hosts:

Depois disso clique em Add host

Na tela seguinte preencha os campos Hostname e IPv4 address e por fim clique em Save & go to service configuration:

Nesse momento você pode selecionar quais são os serviços que você deseja monitorar. Caso você queira monitorar todos os serviços apenas clique em✅Accept all.

Para finalizar o monitoramento do servidor você deve efetuar o commit de todas as alterações feitas até agora. Em função disso você deve ter visto o seguinte botão no canto direito superior do Checkmk:

Lembrem-se. Toda a alteração realizada no Checkmk deve ser salva. Para isso apenas clique nesse botão de changes e depois na opção Activate on selected sites:

Ao término você deve ver a seguinte mensagem de sucesso:

Depois disso o servidor já está sendo monitorado. Para ver os hosts monitorados basta ir ao menu Monitor / All hosts. No meu caso eu já tenho mais servidores sendo monitorados:

Por último basta clicar no nome do host que você verá todos os serviços monitorados:

Dessa forma finalizo a instalação do agent do Checkmk e o monitoramento do nosso primeiro servidor Windows.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *