LAB’s, estudos e mais!

 

Se você é da área de TI possivelmente já fez, faz ou vai fazer algum tipo de laboratório para testar alguma tecnologia. Conhecido dentro o meio técnico como homelab ou apenas lab, consiste em fazermos literalmente um ambiente de teste em nosso casa para que conseguimos estudar, praticar e testar os mais variados recursos e ferramentas.

 

Esse tipo de ambiente é muito difundido dentro profissionais da área técnica de TI, porém vamos a alguns exemplos. Imagine o cenário que você precisa testar a mais nova versão do Windows Server 2019 da Microsoft, ou ainda que vocês necessite validar uma informação no ESXI 6.7 da VMware. Muito vezes os testes de usabilidade nesses tidos de software começam antes mesmo dos fabricantes liberarem a versão final dos seus produtos e dificilmente você terá um ambiente na empresa onde você trabalha que tenha recursos e hardware sobrando para vocês fazer esses labs. Em algumas empresas você também não tem a permissão de instalar e configurar qualquer tipo de programa.

 

Dessa forma o que nos resta fazer? Ficar de braços cruzados esperando as tecnologias evoluírem sem que você acompanhe? Nada disso! Quem trabalha diretamente com a área técnica sabe muito bem do que eu estou falando. Softwares são constantemente atualizados, serviços recebem melhorias e grandes avanços em usabilidade. Sendo assim, se você é um profissional que busca por novidades e almeja um conhecimento avançado, homelabing sempre fará parte da sua vida.

 

Mas então isso quer dizer que você precisa gastar um boa grana comprando roteadores, switchs e servidores para conseguir evoluir no mercado de trabalho? Claro que não. Um lab pode começar até mesmo em notebook. Graças a virtualização, nós podemos fazer mais com menos. Atualmente nós temos pelos 3 grandes players para virtualizar no nosso desktop, são eles:

⊕ Hyper-V;

 

 

 

 

 

 

⊕ Virtual Box;

 

 

 

 

 

 

⊕ VMware Workstation Player;

 

 

 

 

 

Com qualquer um dos programas acima é possível provisionar servidores virtuais em nossa estação de trabalho.

Outra saída é montar um computador com uma maior capacidade de recursos (memória RAN e HD principalmente) para rodar inclusive um hypervisor dentro dele. Hoje em dia temos 3 grandes fabricantes com esse tipo de produto, sendo eles:

 

⊕ Microsoft com o Windows Server 2016;

 

 

 

 

 

 

 

⊕ Citrix com o XenServer;

 

 

 

 

 

⊕ VMware com ESXI.

 

 

 

 

 

 

Além disso um homelab pode começar de maneira bem pequena. A aquisição de um pequeno roteador, um switch gerenciável de poucas portas, um servidor de pequeno de porte,  o importante é começar os estudos e irmos avançando durante essa caminhada.

 

Virtualização já é uma realidade a anos. Com certeza você pode começar um laboratório na sua casa com qualquer um dos programas que eu citei. Caso você ainda não sabe o que é virtualização ou como implementar um ambiente virtual, sinta-se confortável  para começar o seu lab agora mesmo!

 

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações.

Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s.

Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores.

Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...