Ferramentas de Produtividade – Evernote

Pra quem me conhece sabe o quanto eu gosto dos assuntos que tenham como tema gerenciamento de tempo, tarefas, rotinas e etc.

Sendo assim eu decide começar a escrever umas série de posts com dicas, sugestões e coisas que eu faço pra conseguir organizar o meu dia-a-dia.

Trabalhar com TI é uma coisa que nos toma muita dedicação. Provisionar servidores, instalar equipamentos de rede, configurar rotinas de backup, controlar links de Internet e ainda monitorar tudo para que não haja indisponibilidades e downtimes. Tudo isso acaba roubando muito do nosso tempo e atenção.

Além disso, todos sabemos que ramo da tecnologia da informação é necessário nos mantermos sempre atualizados. As tecnologias estão sempre em constante mudanças. Em função disso precisamos ficar antenados a essas atualizações com uma intensa rotina de estudos e leituras diárias em sites voltados para esse nicho.

Dessa forma eu sempre tive muita dificuldade em organizar um local único onde eu possa centralizar e organizar todo esse conteúdo. Era muito comum eu ter anotações em uma agenda, destaques em um ou mais livros, histórico de links no browser e por ai vai. E na hora de ter que consultar qualquer uma dessas informações? Era muito uma tortura e muito difícil até eu localizar e buscar o que de fato eu queria.

Essa era minha ferida até eu conhecer o Evernote. Pra quem não sabe o que é, o Evernote é um aplicativo (Windows, Android, iOS) que nos permite salvar todo e qualquer informação dentro dele. Anotações? Links de site? Arquivos como PDF, documentos de texto, planilhas? Não importa! Tudo você consegue deixar salvo e organizado dentro do APP. Não apenas isso, você consegue localizar todo esse conteúdo de uma maneira muito fácil já que ele permite fazer pesquisas bem abrangentes além de possuir um sistema de tags sensacional.

Por último ainda é possível ter o programa instalado em 2 dispositivos (isso na conta gratuita) diferentes com tudo sincronizado em uma única conta. Clica aqui que tu pode ver mais informações dos planos.

Recomendo o uso pra qualquer terráqueo que assim como eu vivia perdido e desorganizado com as coisas do dia-a-dia. Como eu tenho diversos rotinas como meu trabalho, a faculdade, o blog além de alguns projetos em paralelo com minha rotina de trabalho normal eu acabo tendo diversos dispositivos e com isso parei de usar a conta basic já faz alguns anos. Eu ainda sou do tempo da conta Plus, mas atualmente o Evernote só fornece as contas Premium e Business.  Por uma questão de política eles mantiveram as contas Plus dos usuários antigos, mas pra usuários novos eles já iniciam na Premium. Caso você precise de mais do que 2 dispositivos e ainda não quer migrar para sua conta você acessar a versão web do Evernote de qualquer navegador. Eu já tentei fazer isso certo momento, mas acho as funcionalidades e usabilidade dos apps muito mais aprimorada.

Obs.: Além do Evernote eu já testei diversos outros aplicativos como o Trello, OneNote, Wunderlist e alguns outros. Nenhum deles me agradou tanto como ele.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *