Ferramentas de Produtividade – Asana

 

Se você trabalha com TI você já se deparou, ou ainda vai se deparar com o gerenciamento de projetos. A vida de um sysadmin tende a ser corrida e com isso diversas tarefas e funções invadem a nossa rotina. Com o passar do tempo essas tarefas começam a ganhar uma certa relevância e se somar isso com atividades novas que devemos desempenhar surge-se então um projeto. Projeto esse que você controlar datas, prazos, recursos, enfim, você deve gerenciar o escopo do projeto como um todo. Caso você necessite fazer isso em um projeto com mais de uma pessoa envolvida, ai sim vem a necessidade de se utilizar o Asana.

É muito difícil quando você trabalha com times ou equipes controlar todas as tarefas de todo mundo que estava envolvido e é justamente isso que o Asana faz com maestria.

Antes disso vamos aos principais recursos que o Asana nos oferece, ainda que, na sua versão gratuita.

Quadros Kanban

Com o Asana é muito fácil criar um projeto inteiro baseado em um quadro Kanban com as famosas colunas de Pendente, Em Andamento e Feito. Além disso é muito fácil também implementar um sistema de backlog com ele. Dessa forma é possível acumular todas as tarefas para fazer em um único quadro e depois quando o projeto iniciar é possível que cada um dos envolvidas mova suas tarefas dentre os quadros de pendente, em andamento e feito. A ideia aqui é deixar com que todos visualizem o projeto como um todo sem deixar nenhuma das tarefas pra trás.

Defina Prazos

Dentro de cada uma das tarefas do Asana é possível definir não o responsável pela aquela tarefa mas também o prazo para ela ser concluída. Além disso também é possível estipular o prazo de conclusão do projeto como um todo.

 

Progresso

Você também consegue dar feedbacks ao projeto. Dessa forma todos ficam sabendo do progresso. Um recurso interessante é que aqui tu consegue habilitar uma função para ser notificado de atualizar o progresso do projeto. Além disso tudo que você coloca no progresso todos os envolvidos são notificados.

 

 

Notificações

Aproveitando que comentei sobre as notificações no tópico acima, vale um destaque que o sistema em si de notificações do Asana funciona muito bem. Em todas os projetos é possível referenciar as pessoas com o @<nome do usuário>. Isso faz com que no menu de caixa de entrada seja desse usuário seja destacado esse notificação para ele. Além disso caso você use o app do Asana em seu celular, tudo isso pode ser notificado em forma de push.

Versão Mobile

Como já mensiona o Asana conta aplicativos para serem usado na seus dispositivos mobile. Ele esta disponível tanto na App Store como na Google Play.

Versões

O Asana esta disponível em alguma versões que você pode ver aqui abaixo.

 

Não vou destacar aqui as particularidades de cada plano, caso você queira ver é só clicar aqui. Entretanto destaco que já conduzi projetos de médio/grande porte até mesmo na versão Basic.

O mais legal do Asana é que ele é muito versátil. Você consegue adequar ele dentro do seu projeto e não o seu projeto dentro dele.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *