Entendendo os Componentes do Veeam Backup & Replication

O Veeam é um software modular. Ele pode ter a sua instalação feita de maneira centralizada, conforme a eu já mostrei nesse post aqui. Esse tipo de instalação é também conhecida como all in one. Entretanto o Veeam também pode ter a sua configuração descentralizada. Isso quer dizer que os diversos componentes e serviços que compõe a estrutura de backup serão dispostos de maneira independente e possivelmente em servidores distintos

Todos esses pontos devem ser levados em conta no momento em que estamos arquitetando e fazendo o design do ambiente de backup. A instalação do Veeam centralizado é muito útil para aqueles ambientes de pequeno e médio porte, onde você deseja fazer um deploy rápido e ter uma operação facilitada. Já a instalação descentralizada é muito útil para ambientes grandes e complexos onde se tem uma infraestrutura de TI grande e na maioria das vezes distribuída em múltiplos sites. Esse tipo de deploy é muito comum em empresas que possuem um único servidor de backup para as diversas empresas da companhia como matriz, filiais, escritórios etc.

Sendo assim vamos entender quais são os principais componentes do Veeam Backup & Replication.

Backup Server

Esse é o componente central de toda a estrutura de backup. Ele controla e coordena todas as tarefas, como execuções de backup, replicações, tarefas de restore, verificações de recovery e por aí vai. Ele também gerencia os agendamentos de jobs de backup e possui toda a configuração global do software como é o caso de permissões de usuários, configurações de SMTP, criptografia etc. O Backup Server necessita um banco de dados para o seu funcionamento. Esse banco de dados pode ser configurado no momento da instalação do Veeam Backup & Replication, porém ele também pode ser externalizado em outro servidor. O recurso do Backup Server obrigatoriamente deve ser instalado em um servidor Windows seja físico ou virtual.

Proxy Server

O recurso de proxy é o responsável por processar todos os workloads entre o ambiente que está sendo protegido e o ambiente de backup. Dessa forma é ele que executa as tarefas de cópia de dados dos backups para o repositório. Ele também é responsável pelas tarefas de offload, ou seja, é ele quem faz os uploads quando você manda os seus backups para as nuvens publicas conhecidas e suportadas pelo Veeam, O proxy sever pode ser instalado em sistemas operacionais Windows ou Linux e pode ser facilmente escalado, adicionando mais de um proxy em seu ambiente para melhorar a performance do seu backup e processar mais tarefas de uma única vez. Em função disso normalmente o proxy é instalado em servidores virtuais.

Mount Server

Esse componente é responsável por montar os backups quando é realizado um restore de arquivo. É no file-level restore que o mount server fica responsável por descompactar e abrir os arquivos de backup, salvos no repositório, e disponibilizar um explorer para que você consiga procurar e selecionar o arquivo desejado. Esse componente só pode ser instalado em servidores Windows e é recomendado que ele fique o mais próximo possível do seu ambiente de produção e do seu repositório de backup.

Repositório

O repositório de backup é o componente onde é armazenado os backups. Ele é o destino que você configura em todas as jobs de backup, armazenando assim, todo os dados. Ele pode ser instalado tanto em Windows como em Linux suporta diversos sistemas de arquivos como por exemplo NTFS, ReFS, EXT4 e XFS. Ele é um dos componentes mais importante de toda a infraestrutura de backup já que é nele que estão salvos todos os backups. Por essa maneira é necessário ter um cuidado especial para esse tipo de componente e em função disso é altamente recomendado que ele seja instalado e configurado em um servidor físico. Também é altamente recomendado que ele se configurado em um servidor Linux com a imutabilidade ativada.

Conclusão

Esses são os principais componentes que o Veeam Backup & Replication utiliza dentro de um ambiente de backup. Existem diversos outros, porém esse são aqueles indispensáveis que com certeza você utiliza ou ainda vai utilizar durante a execução ou restore de backup. Em uma instalação padrão de Veeam todos os 4 componentes listados aqui vão ser automaticamente configurados dentro do mesmo servidor.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *