Conhecendo Todos os Switchs Unifi

 

É muito comum nós termos o nome Unifi da fabricante Ubiquiti Networks associada apenas com os access point que ela possui. Entretanto a empresa já possui um vasto catálogo que vai muito além disso.

Caso tu ainda conhece o portfólio de produtos da Unifi é só conferir o meu outro artigo clicando aqui.

Switches de rede são equipamentos que nos permite conectar vários dispositivos entre si através de uma rede cabeada. Além disso é comum termos um certo nível de administração  desde que o switch seja gerenciável.  Isso quer dizer que podemos acessar o switch e realizar diversas configurações no equipamento. Sendo que as mais comum são:

VLAN

Port Mirroring

Spaning Tree

LACP

Esse tipo de gerenciamento que é feita através de um navegador de Internet acessando o IP do equipamento também é conhecido como acesso standalone, ou seja, acessamos o switch individualmente e com isso conseguimos ter esse nível administrativo do equipamento.

Entretanto esse tipo de acesso não é possível realizar nos switchs da família Unifi. Isso ocorre porque todo o gerenciamento dessa linha de equipamentos é realizado através de SDN (Software Defined Network). Recentemente escrevi  um outro artigo de como funciona o gerenciamento via SDN, é só clicar aqui.

Tendo em vista esse detalhes vamos para os modelos de switch que a Ubiquiti comercializa através da linha Unifi.

US-8

O switch de entrada é o US-8 e ele é composto por portas 8 portas na velocidade 10/100/1000 auto negociáveis, ou seja, elas identificam automaticamente a velocidade do dispositivo conectado seja ele ethernet, fast ethernet ou gigabit ethernet. Ele não possui nenhuma porta PoE (power over ethernet) que consiste em ligar equipamento compatíveis  com essa tecnologia sem a necessidade de um injetor elétrico, entretanto ele possui a capacidade de fazer um passthrough de PoE através da porta 1 para a porta 8.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-8/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_Switch_8_DS.pdf

US-8-60W

O segundo switch da família Unifi é o US-8-60W. Ele também possui 8 portas 10/100/1000, porém 4 delas (portas 5, 6, 7, e 8) possuem suporte ao PoE 802.3af com um limite máximo de 60 watts.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-8/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_Switch_8_DS.pdf

US-8-150W

Seguindo o portfólio nós temos um switch semelhante ao US-8 entretanto todas as portas dele suportam tanto o PoE 802.3af quanto o PoE 802.3at sendo que o limite máximo de todas elas somadas é de 150W. Além disso ele também possui 2 interfaces SFP de 1Gbps.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-8/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_PoE_Switch.pdf

US-16-150W

Esse é o primeiro switch da linha Unifi que permite a fixação em racks, ou seja, ele já é altamente recomendado para empresas que presam por uma rede não só de qualidade mas também organizada e cascateada por 2 ou mais switchs e que são separados por racks. O US-16-150W é um equipamento de 16 portas 10/100/1000 sendo que todas elas são PoE PoE 802.3af /at. Além disso ele também possui 2 portas SFP de 1 Gbps.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-16-150w/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_PoE_Switch.pdf

US-24 / US-24-250W / US-24-250W

O switch US-24 é muito semelhante ao seus antecessor, entretanto ele possui 24 portas 10/100/100 auto negociáveis ao invés de 16. Ele também possui 2 portas SFP de 1Gbps. Esse switch não é PoE, entretanto nós temos US-24-250W  e o US-24-250W que possuem todas as portas PoE 802.3af /at com capacidade máxima de 250 e 500 watts respectivamente.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-2448/ / https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-poe/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_PoE_Switch.pdf

US-48 / US-48-500W / US-48-750W

Com a capacidade de 28 portas nós temos o US-48. Além de ter essa quantidade elevada de portas ele também possui 4 portas SFP sendo 2 delas 1 Gbps e as outras 2 10Gbps. Entretanto ele não possui suporte a PoE, mas o US-48-500W e o US-48-750W possuem todas elas com PoE 802.3af /at.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-2448/ /  https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-poe/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_PoE_Switch.pdf

US-16-XG

Diferentes dos outros switchs de acesso citados até então, o US-16-XG é um switch de agregação, ou seja , ele altamente recomendado para ser o equipamento core da rede. Para isso ele dispões de 12 portas SFP+ de 10Gbps que são pensadas em interligar outros switchs através de fibra óptica. Além disso o equipamento também possui 4 portas  RJ-45 também de 10Gbps.

 

 

 

 

 

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-16-xg/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_Switch_US-16-XG_DS.pdf

 

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações.

Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s.

Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores.

Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...