Conhecendo Todos os APs Unifi

 

É notável o crescimento da fabricante Ubiquiti Networks nos últimos anos. Atualmente  a empresa tem feito um belo trabalho de branding na comunidade no brasileira.

E quando falamos em WiFi é impossível não falar da linha Unifi de Access Points que ela vem fabricando e desenvolvendo desde de 2010. Atualmente a fabricante oferece um amplo porrifólio de equipamentos, voltado tanto para o usuários final quanto para pequenas, médias e grandes empresas.

Além disso a empresa possui 2 segmentos dentro da linha Unifi sendo os pontos de acesso modelo AP que possuem a frequência de banda de 2.4 Ghz e os pontos de acesso modelo UAP que possuem não só a frequência antecessora mas também a de 5.0 Ghz.

Tendo em vista que a frequência de 2.4 Ghz esta muito poluída devido a quantidade de redes sem fios que temos ao nosso redor, eu vou focar apenas nos modelos de APs que trabalhem na frequência de 5.0Ghz. Tecnicamente essa tecnologia de transferência de dados WiFi também é conhecida como 802.11ac e como dito anteriormente todos os pontos de acessos da linha UAP da Unifi possuem essa tecnologia.

Abaixo podemos ver uma tabela comparativa entre os equipamentos desse segmento:

 

vale lembrar que os todos os modelos mostrados acima trabalham com antenas MIMO (Multiple Input Multiple Output) e que o preço médio mostrado aqui foi uma média realizada em meados de julho de 2018. Além também é válido ressaltar que a linha Unifi não se resume apenas a esses 8 pontos de acesso. Nesse artigo eu vou apenas destacar os principais, mas caso você queria ver a linha completa é só clicar aqui.

Sendo assim vamos falar de cada um deles.

UAP-AC-LITE

Esse o é AP de  entrada da companhia e que possui o menor valor dentre os demais. É um ponto de acesso muito indicado para residências e principalmente pequenos negócios. É muito comum encontrarmos esse modelo em escritórios, restaurantes e comércios.  Também é muito utilizado em médias empresas para fazer redes chamadas de WiFi Per Room, onde consiste em instalar 1 access point por cômodo oferecendo assim uma grande abrangência de sinal na empresa como um todo e ainda oferecer a possibilidade dos clientes WiFi migrarem de um AP para o outro através de uma tecnologia conhecida como handoff. Outro ponto interessante desse equipamento é seu tamanho reduzido em comparação com os demais, facilitando assim sua implementação.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lite/

Link do datasheethttps://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_AC_APs_DS.pdf

UAP-AC-LR

Nesse AP o termo LR vem de long range (longo alcance), ou seja, é ideal par ambientes grandes e que requerem uma abrangência maior de sinal. Isso se deve ao fato que ele utiliza um sistema aprimorado de antenas se comparado com as antenas de 3 dBi utilizadas inclusive no UAP-AC-LITE.  Dessa forma a célula WiFi que ele faz a cobertura acaba sendo em torno de 60 metros maior que o seu antecessor.  Um erro que muitos técnicos realizam ao implementar uma rede sem fio é aumentar a potência do sinal no máximo que o equipamento permite e isso ao invés de ajudar acaba piorando a rede sem fio,já que muitas vezes o dispositivo cliente (principalmente celulares) conseguem “enxergar” o sinal wireless (SSID) porém não conseguem manter uma comunicação estável com o ponto de acesso. O AP-AC-LR  não só aumenta o alcance mas também a qualidade do sinal sem fio mesmo atuando numa potência media.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lr/

Link do datasheethttps://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_AC_APs_DS.pdf

UAP-AP-PRO

Já nesse AP nós temos uma melhoria nas antenas MIMO já que tanto da frequência de 2G como de 5G o equipamento oferece 3×3, sendo assim é possível ter uma célula WiFi de maior estabilidade. A  capacidade de dispositivos conectado aumenta em comparação ao UAP-AC-LITE, já que que com esse access point nós temos a capacidade de ter 120 clientes conectados. As transferências simultâneas também é aprimorada nesse equipamento devida a quantidade de antenas utilizada. Em função desses pontos já listados o equipamento é indicado para ambientes que tenham uma maior densidade de dispositivos com uma abrangência de sinal menor se comparado ao UAP-AC-LR. Ele ainda possui uma porta gigabit adicional caso seja necessário ligar um próximo equipamento depois da antena. Por fim é válido salientar que esse access point possui resistência ao tempo, ou seja, é possível instalar ele em ambientes abertos desde que tenha uma cobertura que o proteja do sol e da chuva.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-pro/

Link do datasheethttps://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_AC_APs_DS.pdf

UAP-AC-EDU

O AP-AC-EDU é um access point voltado para área de ambientes públicos e educativos já que ele possui dois speakers capazes de emitirem som. Dessa forma é comum termos esse AP em ambientes que necessitem de um sistema de som para avisos e anúncios. As especificações técnicas dele são exatamente as mesmas que o AP-AC-PRO.

Link para o site oficial: https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-edu/

Link do datasheethttps://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_AC_APs_DS.pdf

UAPnano-HD

Entrando nos access point recomendado para grandes densidades de dispositivos nós temos o nano-HD. Ele suporta em torno de 200 clientes conectados. Nesse access point nós temos 4×4 antenas MIMO de 5.0Ghz. Em função disso nós temos uma alta capacidade de transferência nessa frequência chegando em até 1733Mpbs. Tanto o tamanho dele quando o da célula WiFi que ele abrange são iguais ao UAP-AC-LITE, entretanto devido a quantidade elevada de antenas é possível ter mais clientes simultâneos se comunicando através desse access point.

 

Link para o site oficial: https://unifi-nanohd.ui.com/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_nanoHD_AP_DS.pdf

UAP-AC-HD

Se o AP nano-HD é apenas recomendado para ambientes densos e com uma grande quantidade de dispositivos, o AP AC-HD é voltado unicamente para esse fim. Ele possui a capacidade de conectar 350 clientes já que ele é arquitetado com 4×4 antenas MIMO não só na frequência 5.0 GHz como também na frequência 2.4 Ghz.  Isso garante que ele chegue na velocidade de até 1733Mpbs em 5G e 800Mpbs em 2G. Isso torna o AP AC-HD altamente competitivo entre os principais vendors de tecnologia WiFi do mundo. Vale lembrar ainda que assim como o AP-AC-PRO ele também pode ser instalado em ambientes abertos,  desde de que seja em um ambiente coberto.

Link para o site oficial: https://unifi-shd.ui.com/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_UAP-AC-HD_DS.pdf

UAP-AC-SHD

Como podemos ver até agora todos APs HD trazem uma excelente qualidade sobre densidade de clientes conectados no access point. O AP AC-SDH além disso traz uma camada de segurança sob a rede sem fio que ele provisiona. Todos nós sabemos que o elo mais fraco de uma rede na grande maioria das vezes é justamente o a rede sem fio e foi com base nesse aspecto que Ubiquiti implementou um sistema de WIPS (Wireless Intrusion Prevention System). Além disso o equipamento possui 2 sistema patenteados da Unifi que são o airView e o airTime. Com eles é possível analisar em tempo real e espectro e a qualidade da célula WiFi. Apenas devo destacar que esse access point ainda não é homologado pela Anatel aqui no Brasil.

Link para o site oficial: https://unifi-shd.ui.com/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_UAP-AC-SHD_DS.pdf

UAP-XG

E pra encerrar com chave de ouro nós temos o UAP-XG que é voltado unica e exclusivamente pra ambientes com uma enorme quantidade de clientes conectados. Graças as antenas 6 e 8 dBi, 2.4 Ghz e 5.0 Ghz respectivamente,  o equipamento consegue aguentar a margem de 700 dispositivos. Ele também conta com o sistema de WIPS, airView e airTime, além de também ser resistente ao tempo desde que seja instalado em um ambiente protegido das avarias do tempo. Esse access point também não é homologado no Brasil, entretanto a Ubiquiti já esta no meio do processo juntamente com a Anatel.

Link para o site oficial:  https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-xg/

Link do datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/unifi/UniFi_XG_AP_DS.pdf

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações.

Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s.

Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores.

Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...