Mudanças Certificação Comptia Linux+

 

Em abril desse ano se da inicio as a nova certificação da Comptia Linux Plus.

 

Pra quem não conhece a  CompTIA (Computing Technology Industry Association) é uma fundação sem fins lucrativos e que possui diversas certificações de TI, dentre elas Infraestrutura, Redes de Computadores, Segurança, Linux, Computação em Nuvem e etc. Abaixo você pode ver uma roadmap de todas as certificação inclusive em uma ordem de estudos que a própria empresa recomenda.

Todas as provas da CompTIA são conhecidas como vendor-neutral, ou seja, não possuem ligação com nenhum fabricante.

A única prova que possui ligação com alguma tecnologia em si é a Linux+ já que ela contava com uma parceria com a LPI (Linux Professional Institute). A própria CompTIA divulga sua prova como sendo Powered by LPI.

Sendo assim atualmente quem passa nas provas LX0-103 e LX0-104, que são as provas necessárias para ganhar a certificação Linux+, automaticamente também passa nas provas 101-400 e 102-400 que são referentes a a certificação LPIC1 da LPI. Isso se deve porque a base de perguntas que são utilizadas em ambas certificações são as mesmas. Dessa forma o candidato aprovado na Linux+ da CompTIA é automaticamente reconhecido na LPIC1 da LPI.

 

Porém em agosto de 2018 a CompTIA anunciou o fim dessa parceria e dado inicio a uma nova prova inteiramente remodelada para a cerificação Linux, a XK0-004. Diversas mudanças foram feitas nessa nova prova. As principais foram que agora será um teste único para obter a certificação.

Esse teste terá entre 113 e 114 questões e deverá ser feito em 165 minutos.  Outro ponto é que além de perguntas de múltipla escolha também terá questões de performance que nada mais são que um ambiente virtual que você vai precisar digitar os comandos no terminal para resolver alguma situação ou problema em questão.

Inicialmente a prova XK0-004 será apenas em inglês. Entretanto esta previsto para o final desse ano a tradução para outras idiomas. Além disso no final dessa ano também será totalmente descontinuado os exames LX0-103 e LX0-104.

Isso quer dizer que se você ainda quer obter duas certificações mundialmente reconhecidas no mercado aproveite enquanto ainda da tempo.

Você pode gostar...