5 Motivos Para Você Ter o Seu Blog de TI

Já fazem 5 anos que eu criei e que eu venho mantendo esse meu blog. Porém acho que nunca falei quais foram os principais motivos de fazer isso que eu faço e que querendo ou não acaba despendendo bastante tempo e atenção. Então acho que fica legal eu falar aqui no blog mesmo, 5 motivos de porque VOCÊ também DEVE criar o seu próprio blog de tecnologia.

Compartilhamento de Informação

Acho que umas das melhores sensações quando você tem um blog é que você se sente responsabilizado na formação de aprendizagem de outas pessoas. Principalmente quando você escreve artigos de ensino como é o caso de um artigo técnico ou até mesmo um texto mais simples explicando algum conceito de TI. Fazer parte da carreira das outras pessoas ajudando com algum conteúdo ou mostrando algo que aquela pessoa nunca viu é muito gratificante. Com o passar do tempo os leitores do teu blog vão passar a te acompanhar mais de perto e te agradecer. Isso é verdadeiramente muito legal.

Você Ensina e Você Aprende

Não é porque você esta escrevendo artigos para ensinar uma determinada tecnologia que você não esta aprendendo também. Existem várias forma de se aprender uma coisa nova ou uma habilidade já existente. É possível aprender lendo, ouvindo, ou até mesmo vendo um vídeo. Porém ao praticar o ato da escrita, você também esta aprendendo sobre o assunto que você esta escrevendo, afinal de contas, você esta aprofundando o seu conhecimento na área e explanando isso para as outras pessoas.

Base de Conhecimento

Para quem trabalha na área técnica da TI, é muito comum você precisar de uma base de conhecimento com as principais tarefas e funções que você realiza de tempos em tempos. Uma base de conhecimento serve exatamente para isso. É um lugar onde você compila todos os conteúdos que você não consegue lembrar de cabeça e que mais cedo ou mais tarde você tem que executar. Mas o que a base de conhecimento tem a ver com o blog? TUDO! O seu blog pode servir como uma base de conhecimento para você. Então se você é syadmin ou trabalha com suporte técnico, você pode muito bem escrever artigos com os seus problemas e soluções. De quebra você podem ainda estar ajudando uma outra pessoa que também esta passando pelo mesmo problema que o seu.

Portfólio

Dentro da área de TI isso ainda não é muito comum, porém eu acho muito importante que todo o profissional tenha um portfólio próprio. É com o portfólio que você consegues mostrar as suas principais tarefas, atividades e projetos. Com profissionais de TI isso não é diferente. Você pode usar o seu blog para explanar as suas principais competências!

Contatos

O mais importante dentro da área de tecnologia é você ter contatos. Você não necessariamente precisa ser especialista em todas as áreas que você atua, isso nos dias atuais é impossível. Porém é muito bom que você tenha contato com outros profissionais que são sim especialistas nas áreas que você não é. Um blog ajuda muito na hora de fazer contatos. Como você esta escrevendo artigos com o seu nome e colocando eles publicamente na Internet, consequentemente é o seu nome que esta sendo divulgado. Dessa forma, mais e mais pessoas acabam te conhecendo, e que por sua vez você também acaba conhecendo mais pessoas. Depois de um determinado período você vai ver que você teve contatos com diversos outros profissionais de TI e até mesmo fabricantes ou empresas ampliando assim o seu network.

Conclusão

Como vocês podem ver um blog vai muito além de meramente escrever artigos. É uma forma de você mostrar o seu trabalho para a comunidade de TI e para outras empresas. É uma maneira também de você ampliar a sua rede de contatos. Com o passar dos anos você vai aprender a escrever cada vez melhor e também melhorar a sua comunicação com as outras pessoas.

Com o passar do tempo escrevendo em um blog é muito legal que você consegue ver a sua própria evolução, além de ver também todas as tecnologias que você conheceu e trabalhou.

E lembre-se…

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *