2022 chegou ao fim!

Foi um ano de muitas oportunidades do qual tive o prazer de conhecer diversos profissionais e lugares em função do trabalho e esforço concedido no decorrer do ano. Também foi um ano muito bom para o blog em si em função dos acessos e do conteúdo compartilhado por aqui. Sendo assim resolvi fazer um resumo do meu ano mostrando alguns números e conquistas realizadas.

Carreira

Logo no início do ano eu troquei de emprego e entrei dentro do time de proteção de dados da BS4IT Soluções em Tecnologia. A BS4IT é uma empresa de São Paulo onde possui sua principal sede na cidade Ribeirão Preto. Ela é uma empresa parceira Veeam no nível Platinum. O nível platinum é nível mais alto de parceria junto a Veeam e atualmente existem apenas 5 empresas no Brasil com esse título. Além disso ela também é empresa intitulada como VASP (Veeam-Accredited Service Partners) que também é um nível de reconhecimento junto a Veeam do qual possibilita pegar projetos ainda maiores. Por esses e outros fatores eu entrei na empresa e fevereiro eu fecho 1 ano trabalhando nela. Eu trabalho remotamente em diversos clientes ao redor do Brasil e esse ano eu acabei indo 3 vezes até o escritório da BS4IT.

Programas de Reconhecimento

Eu faço parte de 2 programas de reconhecimento dos dois fabricantes que eu considero importantíssimos na minha carreira que são a VMware e a Veeam. Em 2022 eu cheguei no meu 3º no programa VMware vExpert e meu 2º ano no programa Veeam Legend. É muito gratificante fazer parte desses programas visto que em cada um deles se tem uma série de benefícios e vantagens. Porém sem sombra de dúvidas uma das coisas mais legais é o valor que você recebe frente a comunidade. Fiz diversos amigos no decorrer dessa trajetória e adquiri muito conhecimento estando dentro de cada um deles.

Viagens

Como falei anteriormente, acabei fazendo algumas viagens rápidas pra São Paulo em função de trabalho. Porém a viagem mais legal que acabei fazendo em 2022 foi a ida para o Veeam100 Summit em Praga, na República Tcheca. Fiz um post dedicado a esse evento e você pode ler ele aqui.

Estudos e Certificações

Na reta final de 2021, em dezembro, eu tirei minha certificação VCP-DCV que você pode ver mais detalhes aqui. Depois disso eu comecei meus estudos com o Veeam Backup & Replication já que eu estava com bastante demandas de backup e trabalhando praticamente só com a ferramenta. Realizei meu treinamento VMCE diretamente com a Veeam porém não tive sucesso ao tirar a certificação. Quero voltar a prestar a prova ainda no primeiro trimestre de 2023 e voltar e aprofundar meus estudos em Linux.

Home Office

Home office já faz parte da área de TI a algum tempo. Estou trabalhando a 2 anos em casa e me adaptei super bem a rotina. Tenho um escritório em casa do qual me permite ter uma produtividade bem alta e livre de distrações. Não me vejo trabalhando 100% presencial em um futuro tão próximo.

Blog

Para o blog o ano de 2022 foi muito bom onde consegui publicar quase 30 posts no decorrer do ano. Tratando dos acessos consegui alcançar uma quantidade bem legal de visibilidade do qual ultrapassou os 45.000 acessos. O mês com a maior quantidade de acessos foi em maio do qual foram mais de 6.000 acessos.

O que esperar de 2023?

Vou continuar abordando os principais temas aqui no blog que são virtualização, backup e proteção de dados. Entretanto quero cobrir outros temas também. Algumas ferramentas open source e soluções de segurança já estão em pauta na lista dos próximos artigos.

Caso queira que eu aborde algum outro tema ou acha que seja válido eu começar a estudar algum outro assunto, fale aqui nos comentários. Será um prazer te ouvir.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends. Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *