Você conhece o VMUG?

 

No post de hoje vim falar sobre uma das comunidades que eu ainda não participo ativamente mas que eu tenho acompanhado desde que eu conheci todo o universo que tange o ambiente VMware.

Estou falando do VMUG (VMware User Group) que nada mais é que uma comunidade de usuários dos produtos da VMware. Sim leia com atenção! O VMUG é uma COMUNIDADE. Isso quer dizer que as pessoas que se envolem com esse grupo realmente tem amor por aquilo que fazem.

Vejo diversas comunidades que apenas possuem uma grande quantidade de usuários mas que de fato não agregam valor e conteúdo ao grupo. O que devemos entender antes de tudo é que uma comunidade de verdade vai muito além do que juntar pessoas que tenham um interesse em comum.

Tendo em visto isso posso afirmar que o VMUG é uma comunidade engajada em envolver as soluções da VMware, mas que acima de tudo, viabiliza o compartilhamento de conhecimento. Além disso o VMUG Também fomenta colaboração do usuários do grupo para realizar eventos. Sim existem eventos de encontro entre os VMUGers em diversos países e também em alguns estados do Brasil. É o que chamamos de capítulos.

 

O VMUG é uma comunidade de usuários, dos usuários pelos usuários, para os usuários.

 

Para escrever esse artigo eu perguntei para a comunidade qual era a experiência de participar do VMUG e para minha surpresa? Diversas pessoas me responderam e contaram como é fazer parte desse grupo.

Foi ai que eu vi que o VMUG é realmente um comunidade de usuários e para os usuários.

 

 

A história do VMUG

O VMUG teve seu início em agosto de 2010 nos Estados Unidos. Tudo começou porque grupos isolados de usuários começaram a unir forças para fomentar e desenvolver as ferramentas da VMware. Lembrando que a VMware nessa época estava em crescente acensão. Mas assim como a VMware esse grupos também começaram a ganhar tamanho e então viu se a necessidade de criar uma organização para os usuários de maneira independente. Atualmente o VMUG conta com mais de 150.000 membros ao redor do mundo. Além disso há diversos capítulos ativos no Brasil, sendo alguns deles:

 

Com o crescimento da comunidade VMUG como um todo é possível avaliar alguns pontos interessantes que acabaram se desenvolvendo e se destacando com o passar dos anos:

 

Usabilidade do usuário VMware mais direta

É visto que muitas vezes quando um novo usuário tentar entrar em um novo grupo técnico de TI ou adere a uma nova tecnologia, alguns por menores acabam dificultando a sua usabilidade. Material apenas em Inglês e dificuldade para achar nichos iguais ao seu e que utilizam a mesma tecnologia (produtos VMware no nosso caso) eu julgo serem uma pedra dentro do sapato. E é justamente esses empecilhos que o VMUG tenta diminuir, visto que ele apresenta uma interface mais eficaz e mais amigável para os usuários, as vezes até mesmo melhor que a própria VMware.

 

Homogeneidade junto a VMware

Como estamos falando de centenas de VMUGs, é possível notar que todo os envolvidos no grupo criam uma massa homogênea única e particular, mas que acima de tudo visam a melhoria constante dos produtos VMware. Sendo assim podemos ver que o VMUG num geral tem uma única voz, atuando quase como um coral, que é ouvida pela VMware e que muitas vezes tem impacto junto aos novos produtos dela.

 

Experiência Única

Todos os envolvidos sejam clientes da VMware, usuários ou líderes do VMUG que vão até um encontro ou que se envolvem ao grupo VMUG acabam tendo um alta qualidade na experiência e na usabilidade de produtos VMware.

 

Porque ser um membro VMUG?

Ok, já vimos algumas vantagens que a comunidade VMUG trás como um todo, mas afinal de contas. O que eu ganho sendo um membro de grupo VMUG.

 

 

 

Networking

Uma das coisas mais legais em qualquer evento de Tecnologia é o networking que você acaba tendo com as outras pessoas do evento. É muito comum nos encontros VMUG terem palestras feitas pelos membros VMUG ou até mesmo por algum convidado ou patrocinador. Entretanto um dos pontos mais legais sem sombra de dúvida é o networking que você tem através das amizades que você acaba fazendo nos encontros.

 

Conhecimento

Como falei a cima em todo o encontro VMUG ocorrem palestras. Essas palestras não são apenas focadas em produtos da VMware. Isso mesmo! Quer dizer que se você ainda é iniciante ou ainda nunca utilizou alguma solução da VMware, ainda assim você pode ir a um encontro VMUG que você certamente vai aproveitar alguma palestra para seu conhecimento.

 

VMware’s EVAL Experience

Sendo um membro VMUG com uma subscrição VMUG Advantage ativa você tem acesso a todos produtos e licenças da VMware para usar num período de 365 dias, desde que seja em ambiente de laboratório. O custo do VMUG Advantage é de $ 200.00 por ano.

 

Descontos

Sendo um membro VMUG você tem diversos descontos diretamente com a VMware. Destaco aqui os descontos para os cursos oficiais da VMware, para as certificações da VMware, e na inscrição de qualquer VMworld.

 

O que são os encontros VMUG?

Você deve ter visto em algum momento acima eu falando sobre os encontros VMUG, mas a afinal de contas. O que é isso?

Normalmente de 3 em 3 meses é feito um encontro dos VMUGs do seu capitulo. Com você também viu no começo do artigo que já existem alguns capítulos legais no Brasil e são separados por estado. Esses encontros variam de capitulo para capitulo mas normalmente são sediados no período da noite. Em todo o encontro é realizado algumas palestras que normalmente são os próprios membros VMUG. Inclusive se você já é um VMUG e quer lecionar alguma palestra basta entrar em contato com o(s) VMUG(s) lideres do seu capitulo.  Além disso também é comum terem palestra lecionadas por algum dos patrocinadores que apesar de abordar soluções referentes aos seus produtos, vocês jamais vera uma palestra nos encontros VMUG apenas baseada em marketing ou vendas. Como você já viu a cultura do VMUG é outra, apenas palestra voltadas para o lado técnico são realizadas nos encontros. Além disso é muito comum ter sorteio de brindes nessas palestras.

 

Gostou do VMUG? Olha esse vídeo abaixo ou diretamente no canal oficial do YouTube.

 

 

Gostou ainda mais e quer se tornar membro? Clique aqui.

 

VMUG RS

Se você acompanha o meu trabalho a mais tempo deve saber que eu sou do Rio Grande do Sul. Sendo assim o capitulo mais próximo que tenho de mim é o VMUG RS. O capitulo gaúcho do VMUG é realizado em Porto Alegre, Falando nisso nós temos um encontro marcado essa semana, dia 07 de novembro, as 18:00. Para se inscrever no evento é só clicar aqui ou acesse http://bit.ly/6VMUGRS. Você também pode sempre conferir na sessão Upcoming Events dentro do site oficial. Além disso o VMUG RS também tem um site próprio do capitulo. Confere aqui a chamada e  o cronograma para o evento.

 

Me registrei e agora, o que eu faço?

Registrou-se e não sabe o que faze? Procure um capitulo próximo a você. Comece a interagir com esse grupo. Faça parte da comunidade! Eu tenho certeza que todos vão te receber de braços abertos. Te vejo lá!

 

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Rodrigo disse:

    Parabéns pelo artigo.

    Tenho que dizer que depois que virei um leader aqui do VMUG SP só tenho coisas boas para comentar, que é um dos pontos já citados no posto.

    Nosso grande “networking” e encontrar os amigos não somente para assuntos técnicos, mas também pela amizade.

    Abs,

    • penseemti disse:

      Rodrigo, realmente fiquei espantado com a tamanha parceria que existem dentre a comunidade VMUG, não só pelos líderes como também pelos próprios líderes. VMUGRS tem meu apoio desde de já pra qualquer ação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *