Você conhece o Backup Eagle?

O Backup Eagle é um software de monitoramento desenvolvido pela empresa alemã Schmitz RZ Consult. Ele nada mais é que um software de monitoramento que auxilia a identificar os possíveis gaps que seu ambiente de proteção de dados pode ter.

Como ele funciona?

O Backup Eagle funciona através da instalação do tipo server/client do qual ele realiza o monitoramento do seu ambiente. Com isso ele pode monitorar os seguintes sofware de backup:

  • Veeam Backup & Replication
  • IBM Spectrum Protect
  • DELL EMC NetWorker
  • Microsoft Azure Backup
  • Rubrik
  • Oracle RMAN
  • DELL EMC Data Domain
  • Commvault
  • Cohesity

Além disso também é possível monitorar ambientes virtuais VMware através do vCenter.

Voc pode ver a lista de todos os produtos homologados no Backup Eagle através do FAQ no site oficial.

O Monitoramento

Como disse anteriormente o Backup Eagle realiza o monitoramento do seu ambiente de backup. Em função disso você consegue obter as seguintes informações:

Detecção confiável de backups ausentes e servidores e que estão sem qualquer tipo de backup;

Inconsistências lógicas em backups;

Mensagens de erro relevantes visto que as outras mensagens de erro podem ser reavaliadas automaticamente;

Para quem é destinado o Backup Eagle?

O Backup Eagle tem como público alvo empresas que possuem múltiplos ambientes de backup. Gerenciar diversos ambientes de proteção de dados muitas vezes é uma tarefa árdua, já que conectar em diversos servidores distintos pode trazer problemas não só na operação mas também no gerenciamento da solução como um todo.

Dessa forma o Backup Eagle é muito bem vindo em cenários não só de gerenciamento interno de ambientes de backup, mas também para os prestadores de serviços externo que atuam em multiplos clientes muitas vezes com software de backup diferentes entre si.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações VMCE, VCP-DCV e ITIL. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Também sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *