Você conhece a Zabbix?

Não, você não leu errado o título do post. Quero saber se você conhece a Zabbix. Sim, a empresa Zabbix. Não o software Zabbix. Caso não conheça ou ainda acha que ele é apenas um softwarezinho de monitoramento, vem comigo que vou abordar aqui alguns detalhes sobre a Zabbix SIA.

Como já sabemos o Zabbix é um software NMS (Network Management System), ou seja, um sistema de gerenciamento de rede. Obviamente ele vai muito além disso já que atualmente o Zabbix na sua versão mais atual, a 4.4, monitoriza muito mais do que rede, visto que com ele é possível monitorar ativos de TInum geral, servidores e até mesmo aplicações web.

Mas como eu falei no começo do artigo eu não quero falar aqui sobre o software em si, mas sim sobre a empresa Zabbix e o quão grande e solidificaDA ela esta hoje dentro do mercado de monitoramento de TI.

Pra quem ainda não sabe o Zabbix nasceu oriundo de um software interno de um banco em 1998, porém apenas em 2001 ele foi lançado sob a conduta da licença GPL. Sim o Zabbix é considerado um software de código aberto e sem sombra de dúvidas é o maior software open source que temos no mercado hoje.

Alexei Vladishev CEO e fundador do Zabbix, sim foi com ele que tudo começo, publicou o Zabbix 1.0alpha1 em 7 de abril de 2001 porém a versão 1.0 estável foi ao ar quase a 4 anos depois, em 23 de março de 2004.

Muita coisa mudou de lá pra cá e vejam só vocês, estamos quase 20 após também com um alpha recém lançado da versão 5.0. Como é de se esperar, com o passar do tempo o software ganhou muito corpo e maturidade, mas para exemplificar isso vamos para alguns números.

 

Como já dito anteriormente são 20 anos de experiência no mercado de monitorização de ambientes de TI. Por mais que essa seja uma expertise nichada, já que estamos falando apenas do mercado de NMS, acho que é incontestável que o Zabbix tem estrada e know how sobre o assunto.

Também já comentei que ele é um software open source, ou seja, de código aberto. Atualmente acho que além do Zabbix  nós conseguimos contar em uma mão os software de monitoramento open source que temos, sendo eles: Nagios, Cacti, Icinga, Net Data e OpenNMS. OBS.: Caso faltou algum deixa aqui nos comentários pra mim….

Além disso também podemos ver que o Zabbix possui mais de 300 mil instalações ao redor do mundo. Eu particularmente não sei como a Zabbix SIA contabiliza as suas implementações mas de qualquer forma é um número generoso.

Esses 3 pontos eu já considero super atraentes e suficientes para considerar o Zabbix como uma ferramenta confiável, robusta e escalável para qualquer tipo de monitoramento de TI. Sim, eu disso qualquer tipo de monitoramento de TI! Eu considero o Zabbix uma das ferramentas mas maleáveis no quesito de monitorização de ativos, já que com ele é possível monitorar praticamente tudo.

Não é por menos que um dos banners do site da Zabbix é o seguinte:

E realmente o Zabbix te permite monitorar desde a rede até o servidores. Passando pelos serviços e processos dos servidores  e indo até as aplicações. Finalizando em um site ou API e culminando em uma cloud.

Se isso não foi o bastante para você ver o quão grande a Zabbix SIA é, acredito então que tu vai ter que falar com algum dos grandes clientes que ele possui:

Salesforce, Renner e Dell é suficiente pra você?

E para finalizar eu gostaria de destacar outro aspecto bem legal que Zabbix realiza que são os Conference. Sim a Zabbix SIA organiza eventos itinerantes ao redor do mundo promovendo o seu software com alguns dias de palestras e discussões sobre os diversos assuntos que compõe o monitoramento e, claro, as principais features do programa. Além disso normalmente o dono da porra toda Alexei se faz presente no evento. O Zabbix Conference Latan ultimamente estando sendo sediado na cidade Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

 

Entretanto, por conta do advento do COVID-19 o evento que seria realizado nesse mês de abril foi transferido para os dias 17, 18 e 19 de setembro.

Para maiores informações do evento você pode clicar aqui.

Pois então?

Gostou do tamanho e do porte que Zabbix tomou dentro do mercado de monitoramento de TI? Deixa aqui nos comentários a sua opinião!

Gosta e já usa o Zabbix no seu ambiente? Comenta aqui nos comentários também, a comunidade tem a força!

 

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Boa tarde ! Então, tenho a Ferramenta Zabbix instalada sobre VM, mas estou tendo problema porque ele não esta conseguindo gerenciar/gerar gráficos de interfaces para todas as unidades de rede que tenho…..De 5 unidades, ele gerencia e gera grafico de apenas 2 unidades, sendo uma que esta no mesmo barramento e uma outra que esta via VPN L2TP/Ipsec….mas as demais que estão também via L2TP/Ipsec ele localiza mas não gera graficos……Não sei o que ocorre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *