O que esperar do Veeam Backup & Replication v12

Já se passou 1 mês desde o VeeamOn 2022. O evento trouxe uma série de sessões que você pode inclusive rever através da plataforma que foi utilizada para o evento online.

Essas sessões trouxeram diversas novidades sobre os mais variados produtos da Veeam. Entretanto, muito se aguardava sobre o que está por vir na mais nova versão do Veeam Backup & Replication, a já conhecida v12.

Sendo assim eu resolvi separar aqui os principais tópicos que foram falados durante o evento e que eu também achei de maior importancia.

Backup Chains

Uma das novidades que mais me agradou foi as melhorias a respeito da cadeia de backup, mais precisamente do per machine backup files. Já é sabido que o bakup per machine é uma configuração realizada no repositório de backup do Veeam. Com isso nós temos os arquivos .vbm separados por servidor ao invés de um único .vbm da job de backup como um todo. Isso já trazia uma melhoria nos streams e no I/O do repositório no momento em que você tem múltiplas máquinas dentro de uma mesma job. Porém o que acontece agora é que é possível manipular essas cadeias de backup separadamente. Isso faz com que seja possível mover essa cadeia backup para uma outra job ou até mesmo copiá-la para um outro repositório. Isso tudo de maneira separada sem a necessidade de mexer na job inteira.

MFA (Multi Fator de Autenticação)

Já não é de hoje que a comunidade vinha pedindo a possibilidade de termos um segundo fator de autenticação dentro da console do Veeam Backup & Replication. Desde 2018 esse tema vem sendo discutido no forum da Veeam e finalmente esse requisito vai ser atendido. Com a v12 vai ser possível habilitarmos o MFA. Um fator importante até aqui é que o multi fator de autenticação só vai ser possível habilitar para usuários, ou seja, não será possível selecionar grupos de usuários para esse recurso.

Auto Logoff

Outro recurso também voltado para a console do Veeam é que também será possível habilitar a função de auto logoff depois de um determinado minuto. Isso acaba ajudando bastante principalmente nos cenários que várias pessoas utilizam o mesmo servidor Veeam para gestão e operação diária dos backups, já que com múltiplos usuários acessando o servidor, diversas consoles podem ficar abertas nesse servidor. Realizar o logoff automático vai ajudar a resguardar o uso de memória do servidor.

Backup Active Full por VM

Outra novidade bacana é que com a v12 vai ser possível fazer um retry em uma única VM caso o seu backup tenha múltiplas máquinas virtuais. Isso facilita quando você tem uma job que executou com falhas em apenas algumas das VMs que compõe a job como um todo. Será possível dar um retry separadamente em cada uma das máquinas virtuais caso for necessário. Um destaque ainda mais interessante é que você também vai poder rodar um active full separadamente também. É válido destacar ainda que essa opção só será possível se você utilizar a opção de per machine backup files em seu repositório.

Banco de Dados PostgreSQL

Acredito que essa seja a maior mudança com a chegada da v12. Como sabemos o Veeam Backup & Replication faz necessário o uso de um banco de dados para todo o seu funcionamento e operação. Até então apenas SQL Server eram suportado e homologado como banco de dados do próprio Veeam Backup Server. Eis então que agora nós podemos também escolher o banco de dados PostgreSQL para assumir essa função. Isso também é válido para o banco de dados utilizado no Veeam Enterprise Manager. Apenas uma ressalva é que para que o Veeam Enterprise Manager e o Veeam Backup & Replication possam comunicar e interagir entre si, ambos necessitam estar com o mesmo banco de dados instalado, seja ele SQL Server ou PostgreSQL.

Então são algumas das coisas que estão por chegar com a mais nova versão do Veeam Backup & Replication.

Na medida que forem chegando mais novidade eu vou escrevendo mais posts aqui no blog pra vocês.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Tenho as certificações ITIL e VCP-DCV. Estou estudando graduação em redes de computadores. Participo dos programas VMware vExpert e Veeam Legends. Sou líder nos grupos VMUG e VUG.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.