Dia Mundial do Backup, onde a Veeam pode te ajudar?

Como todos sabem ontem, no dia 31 de março como conhecido o dia mundial do backup. Que o backup é muito importante no mundo comparativo de TI principalmente para as áreas de proteção de dados e segurança da informação a gente já sabe, mas afinal de contas, qual a finalidade termos o dia mundial do backup?

A ideia dessa data é para que as pessoas cada vez mais aprendam o papel crescente dos dados em nossas vidas e a importância de termos backups regulares desses dados.

De acordo com o site o oficial nós temos acesso a algumas curiosidades interessantes:

30% das pessoas nunca fizeram backup

113 celulares são perdidos ou roubados a cada minuto;

29% dos desastres com tecnologia são acidentais;

1 em cada 10 computadores são infectados com um vírus em cada mês.

Esses são apenas alguns dos fatos que se tem levantado dentre os inúmeros problemas com dados que podemos ter no dia a dia. Então no artigo de hoje eu quero trazer pra vocês aonde que exatamente o Veeam Backup & Replication consegue atuar e ajudar na proteção dos seus dados.

Backup de Máquinas Virtuais

Uma das caraterísticas de maior relevância dentro do Veeam Backup & Replication e a capacidade que ele tem de proteger e garantir o backup de máquinas virtuais. Atualmente e se tem suporte dos hypervisors VMware vSphere, Microsoft Hyper-V e Nutanix Acropolis.

Backup de Máquinas Físicas

O Veeam B&R também protege máquinas bare metal, ou seja, servidores físicos. Isso se deve em função da comunicação de um agente que é previamente instalado em cada um dos servidores que se deseja fazer backup. Depois o gerenciamento e as configurações da job de backup de cada um desses servidores podem ser controladas diretamente através da console do Veeam. Atualmente o Veeam tem suporte para Windows, Linux, Mac, Oracle Solaris e IBM AIX.

Backup de Ambientes em Cloud

A Veeam sempre teve uma parceria muito grande com as grandes nuvens públicas de mercado. Em função disso hoje a Veeam consegue proteger ambientes de nuvem da AWS, Microsoft Azure e Google Cloud. Além disso a Veeam também oferece compatibilidade com diversos tipos de object storage para que seja possível salvar os seus backups, até mesmo do ambiente on premisse, na nuvem.

Backup de NAS

Recentemente a Veeam expandiu o leque de recursos para cenários típicos de servidores de arquivos. Com isso é possível fazer backup de compartilhamentos de rede.

Backup de Aplicações

O Veeam também possui integração com algumas aplicações de mercado, isso quer dizer que ele consegue interagir diretamente na camada da aplicação para garantir um backup ainda mais consistente e granular. Algumas das aplicações que o Veeam possui compatibilidade hoje são: Active Directory, Exchange, Office 365, Exchange, SQL Server e Oracle.


Esses são apenas os recursos principais que a Veeam oferece atualmente e que eu considero importante para qualquer profissional que trabalhe com backup e proteção de dados.

A lista completa de todos os recursos do Veeam Backup & Replication pode ser encontrada no site.

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Já trabalhei em diversos projetos e em ambientes de data center pegando a tecnologia de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall. Tenho os títulos de VMware vExpert e Veeam Legend. Algumas das minhas certificações são VCP-DCV, ITIL e Cloud Computing. Sou apaixonado por heavy metal, adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.