Conhecendo a Controladora Unifi

 

 

Dentro dos vários produtos que a Ubiquiti possui em seu catálogo nós temos a linha Unifi. E quando falamos em equipamentos Unifi somos automaticamente levados ao termo Controladora. Mas afinal de contas, o que é isso e para que ela serve?

A controladora Unifi é o software necessário para fazer a configuração dos equipamentos de toda a linha Unifi, ou seja, para fazer tanto as configurações básicas iniciais como as configurações avançadas seja num ponto de acesso, switch ou roteador é necessário recomendado fazer o uso da controladora.


Caso você ainda não saiba os produtos da linha Unifi não se resume apenas no segmento wireless e nos access point sem fio. Se quiser conhecer um poucos mais dos produtos da Ubiquiti é só clicar aqui.


Vale lembrar que a controladora foi desenvolvida em volta de um arquitetura chamada de SDN (Software Defined Network) ou traduzindo para o português nos temos o termo Rede Baseada em Sofware. Isso quer dizer que toda rede pode ser gerida inteiramente através do software principal que justamente é a controladora Unifi.


Caso você queira conhecer um pouquinho mais sobre SDN eu também um artigo que pode ser lido aqui.


Pois bem, agora que é sabido como isso tudo funciona e que a controladora é praticamente obrigatória para o funcionamento dos equipamentos Unifi, vamos ver alguns dos principais benefícios de ter uma rede de computadores gerenciada através dela.

Gerenciamento centralizado

Para toda e qualquer gerenciamento de um equipamento da família Unifi nós precisamos fazer ter ele adotado em nossa controladora. Um ponto importante aqui é que o termo adoção é difundido pela Ubiquiti e pela comunidade, sendo assim sempre quando é falado em adotar um equipamento Unifi, isso quer dizer que nós tomamos a “posse” desse equipamento em nossa controladora e que a partir de agora ele é gerenciado unica e exclusivamente por nós.

Pois bem, no momento em que temos a controladora Unifi instalada e nossos equipamentos adotados através dela. temos o que chamamos de single spot management, ou no português gerenciamento de ponto único já que afinal de contas possuímos agora, um único painel onde é possível realizar o gerenciamento de inúmeros equipamentos, inclusive tipos de equipamentos distintos.

Isso quer dizer que através de um único local nós podemos fazer o a criação de um SSID sem fio e o tagueamento de VLANS nas interfaces de um switch por exemplo. Isso ocorre por que a controladora é desenvolvida para atender todos produtos e equipamentos da Unifi. Entretanto caso a gente não possui o ambiente homogeneamente Unifi, algumas funções e recursos não ficam disponíveis dentro da controladora.

Importante

Não é possível fazer o gerenciamento de um equipamento Unifi por duas controladora distintas.

 

Lista de dispositivos na controladora Unifi.

Lista de Dispositivos Conectados

Outra característica interessante da controladora é a lista de dispositivos conectados na rede como um todo, já que afinal de contas nós podemos ver tanto os dispositivos conectados na rede cabeada como na rede sem fio.

Através dessa única lista nós ainda podemos fazer diversos filtros para localizar os dispositivos desejados, ou seja, podemos filtrar por endereço MAC, endereço IP ou até mesmo o equipamento Unifi aonde esse dispositivo esta conectado.

Além disso nós também podemos visualizar a qualidade de sinal wireless de um celular ou até mesmo a porta do switch em que um computador esta conectado.

Nós também podemos ver a atividade de um determinado cliente conectado., já que temos tando o download como o upload desse dispositivo desde de que ele esta conectado na rede pois nós também temos a informação de uptime do equipamento.

É válido frisar ainda que as reservas de DHCP podem ser feitas diretamente nessa tela, sem a necessidade de ter que ir até um outro menu ou submenu.

 

Lista de dispositivos conectados na rede Unifi.

Estatísticas Apuradas

Outro ponto positivo é o painel de estatísticas que temos na controladora. Nesse painel é possível verificar diversas estatísticas de consumo bem como alguns gráficos que são de  grande importância para verificar a atividade de todos os dispositivos da rede como um todo.

 

Estatísticas gerais da controladora.

Opções de Deploy

Além disso nós ainda temos várias opções na hora de fazer a instalação da controladora.

Atualmente a Ubiquiti oferece o deploy paras ambientes Windows e Linux. Muito embora eu prefiro integralmente nas minhas implementações manter a controladora em um sistema operacional Linux.

Além disso nós temos a opção de utilizar o Unifi Cloud Key que nada mais é que um pequeno hardware que já vem com a toda controladora embarcada dentro de si.

 

Atualmente existem duas versões do Cloud Key, sendo a geração 1 e geração 2 do equipamento.

Aplicativos Para Celular

Para finalizar finalizar é importante destacar que existe um aplicativo mobile para acessar a controladora tanto na Google Play como na App Store.

O uso do aplicativo é muito fácil e intuitivo de ser utilizado e ele deve pode ser utilizado para se conectar na controladora Unifi.

Controladora no app mobile.

 

 

Aviso

As fotos da controladora nesse artigo são da minha controladora pessoal que utilizo na minha casa e no meu home labing.

 

Mateus Wolff

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde de 2009. Sempre gostei de tecnologia num geral, mas me identifiquei na área no momento em que vi a importância de uma boa infraestrutura nas corporações. Me considero um generalista. Atuo de forma holística trabalhando em ambientes de TI de ponta a ponta. De redes a virtualização, de servidores a firewall’s. Tenho as certificações ITIL e Cloud Computing. Estou estudando graduação em redes de computadores. Sou apaixonado por heavy metal e adoro gatos e tatuagens.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *