7 de Janeiro: Dia do Leitor

 

Hoje, dia sete de janeiro é comemorado o Dia do Leitor no Brasil.

Ninguém nasce gostando de ler. O gosto pelo hábito de ler e pela literatura em geral se desenvolvem com o passar do tempo no momento em que nós temos experiências positivas com a leitura. Isso quer dizer que sim, se você não costuma ler nenhum livro se quer, obviamente você não gosta e nunca vai gostar de ler. Isso quer dizer que a leitura deve ser uma coisa que deve ser incentivada e praticada. Ninguém se torna um ávido leitor do dia para a noite. Não precisamos um livro inteiro em um mês. O bom é ler constantemente, nem que seja pouco a pouco.

Vamos então algumas curiosidades sobre a leitura:

O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense O Povo. Esse jornal tem sua circulação desde 1928 até os dias de hoje. Como ele foi publicado pela primeira vez no dia 7 de janeiro, o poeta e jornalista Demócrito Rocha criou o Dia do Leitor em homenagem ao jornal.

O hábito da leitura é muito importante para exercer as capacidades de comunicação, interpretação e cognição das pessoas.

Dia 23 de Abril é considerado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Dia 1º é o Dia da Literatura Brasileira.

 


O Instituto Pró-Livro realizou uma pesquisa em 2016 chamada de Retratos da Leitura no Brasil. Com essa pesquisa chegou-se aos seguintes dados:

 

∴ A média brasileira de livros lidos é de 4.96. Desse valor, 2.43 foram livros inteiros lidos e 2.53 lidos em parte. A pesquisa realizada em 2011 era de 4 livros.

∴ Existem 104,7 milhões de leitores no país. O que equivale a 56% da população. A média anterior era de 50%.

∴ 59% das mulheres tem o hábito de ler. Já nos homens esse percentual cai para 52%.

 

Para realização da pesquisa temos a definição de Leitor e Não leitor sendo como, leitor é aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses e não leitor aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido algum nos últimos 12 meses.

Abaixo você pode ver a pesquisa e todas suas estáticas.

Você pode gostar...