Update de Segurança – Veeam Backup for Cloud Solutions Potential Data Loss

Na última sexta feira a Veeam disponibilizou um novo KB4383 que tem relação com uma possível perda de dados nas cadeias de backups gerados pelo Veeam Backup for Public Clouds.

Em função disso os 3 produtos que foram afetados são o Veeam Backup for AWS, o Veeam Backup for Microsoft Azure e o Veeam Backup for Google Cloud.

O problema pode ocorrer em alguns pontos de restauração dentro de uma cadeia de backup salva em repositórios do tipo object storage.

Causa

A causa do problema se dá no momento de criar os backups no armazenamento de objetos. Com isso pode ocorrer perda de dados nos pontos de restauração de uma cadeia de backup. Isso pode acontecer em segundo plano devido ao movimento dos objetos de backup.

Para que seja identificado os pontos de restauração que ocorreram problema é necessário ter o health check habilitado dentro da policy de backup em questão:

As versões afetadas de cada um dos produtos são as seguintes:

  • Veeam Backup for AWS 5.0.0.452
  • Veeam Backup for AWS 5.1.0.39
  • Veeam Backup for Microsoft Azure 4.0.0.679
  • Veeam Backup for Google Cloud 3.0.0.859

Solução

Para solucionar o problema basta fazer a atualização do produto em questão conforme o KB oficial.

Depois de atualizado você deverá estar nas seguintes versões abaixo:

  • Veeam Backup for AWS 5.1.1.8
  • Veeam Backup for Microsoft Azure 4.0.0.705
  • Veeam Backup for Google Cloud 3.0.0.868

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