Fim do Ciclo de Vida para Produtos Veeam 2024
Naturalmente com o avanço da tecnologia e das versões de software sendo atualizadas com o passar do tempo, nós temos o final do ciclo de vida das versões anteriores. Todo o desenvolvedor de software possui e esse tipo de conduta e assim deve ser para que tecnologias mais novas surjam garantindo assim novos recursos e funcionalidades.
A Veeam não trabalha de forma diferente disso, dessa forma para o ano de 2024 nós temos alguns produtos que terão o fim do seu ciclo de vida. Para entendermos como funciona esse ciclo de vida dos produtos da Veeam nós precisamos entender esses dois tópicos abaixo.
End of Fix
O end of fix é o fim das atualizações que a Veeam da nos seus produtos no que tange a updates e correções de segurança. Isso quer dizer que caso a versões do software em questão esteja com essa etapa atingida, nenhum tipo de hotfix para corrigir vulnerabilidades será lançada. Em alguns casos pontuais, quando se trata de uma grave falha de segurança a Veeam podem vir a lançar o hotfix mesmo para um produto end of fix. Isso costuma ser uma excessão e não uma regra, então caso você esteja utilizando alguma versão de algum produto Veeam que esteja nessa etapa, considere fazer a sua atualização o quanto antes. Uma ressalva para os produtos end of fix é que você ainda consegue abrir chamados e solicitar suporte para a Veeam.
End of Support
Já os produtos que estão na etapada de end of support não possuem nem mesmo o suporte do fabricante. Nesse caso não mais possível abrir chamados e solicitar suporte caso um problema ocorra com algum produto que esteja no end of support.
Durante o ano de 2024 nós teremos diversos produtos da Veeam que vão chegar no end of support e com isso não terão mais suporte e nem mesmo hotfix de segurança lanaçados para eles. Os produtos são os seguintes:
Veeam Backup & Replication – Versão 11 = Fevereiro de 2024
Veeam One 11 – Versão 11 = Fevereiro de 2024
Veeam Backup for Nutanix AHV – Versão 3 = Fevereiro de 2024
Veeam Service Provider Console – Versão 5 = Fevereiro de 2024
Veeam Service Provider Console – Versão 6 = Setembro de 2024
Veeam Recovery Orchestrator – Versão 4 = Março de 2024
Veeam Recovery Orchestrator – Versão 4 = Novembro de 2024
Veeam Agent for Microsoft Windows – Versão 5 = Fevereiro de 2024
Veeam Agent for Linux – Versão 5 = Fevereiro de 2024
Veeam Agent for Mac – Versão 1 = Fevereiro de 2024
Veeam Agent for Oracle Solaris – Versão 3 = Setembro de 2024
Veeam Agent for IBM AIX – Versão 3 = Setembro de 2024
Veeam Backup for Microsoft 365 – Versão 6 = Março de 2024
A lista completa do ciclo de vida dos produtos da Veeam você pode ver na página oficial.
Conclusão
No momento em que um produto atingi os dois estágios de end of fix e end of support ele automaticamente passa para o estágio de end of life que a partir desse momento você não consegue nem mesmo fazer o download do software no site da Veeam. Caso você necessite por algum motivo uma necessidade especial de fazer o download de um produto que já tenha chegado no seu end of life, será necessário entrar em contato com o suporte da Veeam explicando o caso para que eles verifiquem a real necessidade.
O que é importante destacar aqui é a importancia de manter o ambiente de backup e as soluções da Veeam atualizados. No ano de 2023 tivemos algumas vulnerabilidades exploradas nos produtos da Veeam como foi o caso da CVE-2023-27532. A Veeam prontamente lançou o hotfix corrigindo a vulnerabilidade e é nesse tipo de momento que podemos ver o quão importante é termos suporte ativo junto a Veeam.
Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL.
Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends.
Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.