Atualização Veeam Backup Replication 11 para 12

No dia 30 de janeiro a Veeam disponibilizou a tão aguardada v12 do seu principal produto que é o Veeam Backup & Replication. A versão liberada foi a RTM (Release to Manufacturing) e foi disponibilizada para todos os e parceiros de negócio. A versão RTM é uma versão já completa do Veeam 12 mas que acaba sendo liberada antes da versão final para que justamente as empresas parceiras consigam já utilizar, validar e testar todos os principais recursos do novo produto.
Caso você não conheça esse tipo de nomenclatura de versões de programas como alfa, beta, RTM e GA eu te convido a ler meu artigo onde eu explico como funciona o ciclo de lançamentos de versão de software.
Lembrando também que o lançamento oficial da v12 do Veeam Backup & Replication será no dia 14 de fevereiro e você pode fazer a sua inscrição aqui.

Preparação
Antes de iniciar o processo de atualização de fato eu gosto sempre de desabilitar todas as jobs de backup. Outro procedimento que eu também recomendo é pausarmos todos os serviços do Veeam no Windows Server. Isso garante que nada vai estar rodando durante o upgrade. Para pausar todos os serviços de uma única vez você pode utilizar o comando PowerShell abaixo:
Get-Service Veeam* | stop-service
Depois disso resta aguardar uns minutos até que todos os serviços parem. Ao término você pode conferir se os serviços de fato pararam:
Get-Service Veeam*
Você deve ver que todos os serviços estão com status stopped.

Instalação
Agora já com a ISO do Veeam Backup & Replication baixada é só fazer a montagem dela no servidor e dar dois cliques no setup:

Com isso o wizard da atualização aberto, basta clicar em Upgrade:

Na próxima tela também podemos clicar apenas em Upgrade Veeam Backup & Replication.
Caso você tenha um Veeam Backup Enterprise Manager no seu ambiente, é necessário primeiro fazer o upgrade dele para posteriormente atualizar o Veeam de fato.

Agora basta aceitar os termos de licença:

Aqui podemos ver a atualização dos 3 recursos principais do Veeam que serão atualizados. O Veeam Backup Catalog, o Veeam Backup & Replication e o Console. Todos eles vão atualizar da versão 11.0.1.1261 para a versão 12.0.0.1402.
Eu gosto de atualizar os componentes remotos manualmente ao termino do upgrade. Dessa forma eu deixo desmarcado a opção Update remote components automatically.
Caso você o marque essa opção o Veeam automaticamente vai fazer essa atualização para você. Lembrando que os componentes externos sãos os data movers, agents e demais componentes da sua estrutura, mas que não ficam no Veeam Backup Server.

Nesse momento nós podemos informar a licença que será utilizada no Veeam. Caso você já tenha licenciado a versão 11, esse processo vai detectar essa licença automaticamente. Caso você não tenha licença basta avançar com o processo que o Veeam vai funcionar na versão Community Edition:

Aqui é preciso informar a conta que vai rodar todos os serviços do Veeam no servidor. Eu vou utilizar a conta administrator local do servidor para essa função.
É possível utilizar uma conta específica para isso caso for necessário:

Agora precisamos informar o banco de dados utilizado na sua instalação. No meu caso eu estou utilizando um Microsoft SQL Server local. Na versão 12 a Veeam também oferece a possibilidade de utilizarmos o banco de PostgreSQL para o funcionamento do Veeam Backup & Replication.
Entretanto, como aqui estamos fazendo o processo de atualização, não é possível fazer alteração do banco de dados. Em um artigo futuro eu vou mostrar para vocês como fazer o processo de alteração do banco de dados do Veeam do SQL Server para o PostgreSQL.
Sendo assim, apenas confirme as credenciais de acesso ao banco de dados SQL Server:

A mensagem abaixo é informada indicando que o banco de dados também vai ser atualizado, apenas clique em Yes:

Na tela de resumo apenas clique em Ugrade:

Com isso todo processo de atualização vai ser iniciado. O tempo decorrido desse procedimento pode variar dependendo do tamanho do seu ambiente.
O meu caso é um cenário de laboratório super enxuto e levou em torno de 15 minutos para finalizar.

Ao término do processo será exibida a mensagem de sucesso:

Finalização
Agora já é possível abrir a console do Veeam. Você verá a janela abaixo:

Essa é a lista dos servidores que precisam receber a atualização dos componentes do Veeam. No meu exemplo é apenas o próprio Veeam Backup Server que aparece, mas se você tem mais servidores no seu ambiente, como servidores Hyper-V, servidores fisicos e etc a sua lista será maior.
Ao término você já pode utilizar o Veeam Backup & Replication com todos os novos recursos da versão 12 do software.

Assim concluímos o process de atualização do Veeam Backup & Replication da versão 11 para a 12.

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL.
Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends.
Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.
Bom dia! Tudo bem? Tem um detalhe que agora precisa ser alterado no seu post as opções de parar o serviço não podem ser mais executadas senão a opção de upgrade não é ativada na janela que é aberta na quarta imagem.