A importância da Documentação de Rede

Muitos profissionais da área técnica tendem a se preocupar apenas com a parte de colocar a “mão na massa” no que tange os seus afazeres de rotina. Entretanto, além de disso temos uma outra tarefa que sempre deveríamos devemos  fazer.

 

Estamos falando da documentação de rede. Ação MUITO importante na área de suporte, rede e infraestrutura, mas que pode facilmente ser transportado pra qualquer outra área da TI. Isso quer dizer que além de realizar todas as nossas tarefas de implementação de soluções como acessos remotos a servidores, configuração de ativos de rede, ativações de link de Internet dentro outras, nós também devemos documentar todos esses processos? Exatamente!

 

A documentação de rede e infraestrutura é tão ou mais importante do que manter o serviço em funcionamento, isso porque de nada adianta termos um servidor rodando em perfeito estado, se apenas uma pessoa tem o conhecimento de como acessar esse determinado servidor. O que acontece se um sistema web fica fora do ar e nem ao menos o usuário e senha desse servidor, o setor de suporte conhece? O que acontece se uma impressora não esta imprimindo, mas ninguém sabe nem mesmo o endereço IP desse equipamento?  E se um ponto de acesso sem fio estiver com problema de autenticação, mas ninguém do suporte consegue acessar o painel de gerenciamento dele? Acho que qualquer um sabe que isso tudo resultaria no atraso para a solução dos problemas apresentados acima, e que facilmente podem ocorrer no dia a dia de qualquer um.

 

Mas então, caso uma dessas coisas aconteça, basta ligarmos para o responsável do suporte que ele facilmente vai resolver o problema não é?  Sim e não! Caso o setor de TI tenha os processo bem documentados todo e qualquer problema pode ser facilmente resolvido sem sombra de duvidas. Temos que ter em mente que a pior situação do mundo é termos todo conhecimento da área técnica na mão de apenas uma pessoa. Essa pessoa muitas vezes pode adoecer, ficar ausente ou até mesmo sair da empresa e levar todo o conhecimento consigo mesmo. Para entendermos isso melhor devemos saber a diferença entre conhecimento tácito e explicito. Assunto que já abordamos num outro artigo e que vocês podem ler aqui.

 

Ok. Agora que já entendemos a importância de uma documentação de rede vem a tona a primeira a perguntar. O que devemos documentar? Para isso não existe receita de bolo pronta, já que varia muito de cenário para cenário. Sempre vamos falar que toda tarefa, equipamento, ou  função que seja de extrema importância para a empresa ou para o setor de TI deve, sem sombra de dúvidas ser documentada. Com base nisso podemos facilmente chegar a conclusão de que hostnames, escopos de rede, nome de usuários e rotinas de backup são essenciais.

 

Beleza, entendi! Mas e como documentar? Aqui também vale a dica de cima, varia de caso para caso. O bom mesmo é uma documentação de rede que seja acessível através da Internet e que possa ser facilmente ser atualizada, mas para começar a boa e velha planilha já vai dar conta do recado. Com o passar do tempo o melhor é conseguirmos implementar tudo isso numa wiki. Dessa forma o bom andamento do setor de TI já vai estar escrito e a sequência dos negócios garantida.

Você pode gostar...