Novo Lançamento Veeam Data Platform

A Veeam acabou de anunciar o lançamento da uma nova versão dos seus principais produtos que compõem a sua plataforma de dados.
Com isso diversos produtos possuem updates a serem feitos, sendo eles:
- Veeam Backup & Replication
- Veeam Enterprise Manager
- Veeam One
- Veeam Windows Agent
- Veeam Linux Agent
Com a chega de tantos novos produtos também temos uma série de recursos e funções novas, vou destacar algumas aqui:
Veeam Software Appliance
Além do Veeam Backup & Replication baseado em Windows existente, que continuará disponível, a versão 13 agora também oferece uma nova opção de implantação de appliance de software.
Com isso temos uma baixa uma complexidade de implantação do produto mais simples de ser realizada. Também temos um aumento de segurança já que appliance tem aplicado automaticamente o hardening DISA STIG e outras otimizações do sistema operacional.
Os principais benefícios exclusivos do Veeam Software Appliance (VSA) incluem:
Pre-Built
Com o VSA, o sistema operacional base, também conhecido como “sistema operacional mínimo” (JeOS), e o software de backup são agrupados para criar um único sistema. Sistema esse, configurado para funcionar de forma otimizada em hardware de mercado ou em uma máquina virtual de sua preferencia.
Toda a stack de desenvolvimento do VSA é totalmente mantida pela Veeam, incluindo o JeOS, o software de backup e as atualizações de componentes de terceiros.
Pre-Hardened
O VSA possui o conceito de secure-by-default graças ao seu sistema operacional base pré-configurado de acordo com as diretrizes DISA STIG.
Isso serve para minimizar a superfície de ataque e bloquear vetores de ataque conhecidos, sem a necessidade de reforço manual realizada pela equipe de segurança.
Imagina que as melhores práticas do setor já estão incorporadas dentro do appliance.
Além disso, também é possível restringir o acesso ao sistema operacional via SSH e exigir autenticação multifator (MFA).
Previsível
O VSA foi projetado para operações de Zero Trust, sem privilégios básicos do sistema operacional disponíveis para administradores de servidores de backup ou quaisquer outras funções.
Isso impede que os administradores de backup apliquem alterações de configuração com resultados imprevisíveis que podem afetar o desempenho, a confiabilidade e a segurança do backup, ajudando as empresas a manter a postura básica durante todo o ciclo de vida do dispositivo de software.
All-in-one
É possível compor o ambiente de backup apenas com o VSA. Agora temos a possibilidade de fazer repositório integrado imutável por padrão, o VSA se destaca como um dispositivo de backup completo e de baixo custo, com total previsibilidade e baixa complexidade de implantação, tornando-o especialmente atraente para ambientes ROBO. Instalado em um chassi de servidor otimizado para armazenamento padrão do setor, o VSA oferece desempenho e confiabilidade incomparáveis, permitindo a proteção de até 20.000 cargas de trabalho com até 2 PB de armazenamento interno imutável, possibilitando proteger até mesmo seus maiores workloads com um único equipamento!
Conforme o negócio cresce e expande o ambiente de backup precisa acompanhar e expandir conforme a infraestrutura de de TI. Para isso é possível adicionarmos proxies de backup para reduzir a janela de backup.
O Veeam sempre se destacou por sua flexibilidade, permitindo expandir apenas os recursos necessários sem a necessidade de comprar expansões de hardware. No entanto, até agora, manter uma infraestrutura de backup tem sido oneroso e complexo.
É aqui que a V13 muda o jogo com seu appliance de infraestrutura de backup, que pode ser implantado em qualquer máquina física, virtual ou em nuvem para assumir qualquer função de infraestrutura de backup.
Esse appliance é baseado no mesmo JeOS do VSA, compartilha os benefícios de ser pré-construído, pré-reforçado e previsível para reduzir significativamente a complexidade e os custos de implantação.
Com isso temos as atualizações de patches centralizados e fáceis de serem aplicados.
Alta Disponibilidade
Apesar dos backups do Veeam serem portáteis e, portanto, facilmente importados para uma nova instalação do VBR em caso de perda de um servidor de backup ou de todo o data center, em grandes ambientes o processo de importação pode levar um tempo significativo, impactando seus RTOs.
O mesmo se aplica à configuração do produto. Embora a restauração do seu backup de configuração em uma nova instalação do VBR, seus trabalhos de backup não podem continuar até que o processo seja concluído, impactando, portanto, seus RPOs.
Para solucionar isso, o Veeam Software Appliance V13 pode ser implementado em uma configuração de cluster de servidores de backup ativo/passivo, com o segundo nó em espera e pronto para assumir o controle. Isso garante que o backup e a recuperação permaneçam disponíveis, mesmo durante interrupções ou desastres em todo o data center.
Controle de Acesso baseado em funções RBAC
Embora o Veeam Backup & Replication ofereça RBAC desde o seu lançamento, muitos usuários se sentiam limitações pelas funções predefinidas que existiam. Por conta disso agora é possivel definir funções personalizadas para reduzir riscos e simplificar a conformidade.
A nova estrutura RBAC aprimorada da versão 13 introduz um controle de acesso refinado para operações de backup e restauração em todo o seu ambiente.
Single Sign On (SSO)
O SSO é uma tendencia padrão de mercado para terceirizar a autenticação através de um provedor de identidade, como por exemplo o Microsoft Entra ID. Dessa forma é permitido que as equipes de TI e segurança gerenciem com eficácia todas as contas de usuário em diferentes aplicações e sistemas.
Ao centralizar o acesso e a autenticação do usuário, a perda de senhas é minimizada e os riscos e custos de TI são reduzidos. Por exemplo, quando um funcionário deixa a empresa, a equipe de TI pode desativar imediatamente o acesso dele a todos os aplicativos, em vez de fazer login em vários portais de gerenciamento de usuários diferentes.
O SSO também melhora a experiência dos usuários finais, evitando a proliferação de senhas de uso único.
Veeam Intelligence
A versão 13 expande os recursos do Veeam Intelligence, oferecendo mais controle sobre o uso da IA com três opções simples:
- desativá-la completamente;
- modo básico aprimorado que fornece respostas usando a documentação oficial e outras fontes disponíveis publicamente;
- novo modo avançado que aprimora ainda mais a qualidade e a profundidade das respostas usando os dados de monitoramento da própria infraestrutura de backup;
Conclusão
Muitos outros recursos menores também foram aprimorados além de termos uma execução de backup mais eficiente se comparada com a versão 12.
Todos essas novidades foram pensada para que nós conseguimos nos concentrar mais em backup e recuperação e menos no gerenciamento da infraestrutura de backup.
Abaixo os links oficiais do fabricante:
Release Notes:
https://helpcenter.veeam.com/rn/veeam_backup_13_0_1_release_notes.html
What’s New:
https://www.veeam.com/veeam_backup_13_whats_new__wn.pdf
User Guide:
https://helpcenter.veeam.com/docs/vbr/userguide/overview.html?ver=13

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL.
Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends.
Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.

