Pré-Requisitos Atualização Veeam Backup & Replication – Versão 13

Com o lançamento da versão 13.0.1 Veeam Data Platform nós temos a possibilidade de atualizarmos o Veeam Backup & Replication da versão 12 instalada em servidores Microsoft Windows.
Essa nova versão da plataforma trás diversas novos recursosque não vou estar abordando aqui, mas que eu já falei nesse artigo aqui.
Antes de atualizarmos o Veeam Backup & Replication é importante checarmos alguns e pré-requisitos e detalhes.
Validações Antes da Atualização
Para garantir que sua infraestrutura esteja pronta para a atualização do Veeam Backup & Replication é necessário validar algumas etapas. Durante o processo de atualização já existe uma validação onde o é realizado algumas dessas verificações. No entanto, ainda acho importante a verificação manual de alguns itens antes de iniciar o procedimento de atualização.
Licenciamento
O Veeam Backup & Replication 13 utiliza o mesmo formato de arquivo de licença introduzido na versão 10, portanto, você pode usar seu arquivo de licença existente das versões 10, 11 ou 12 para instalar a versão 13.
O contrato de suporte deve estar ativo. Se necessário, você pode instalar uma nova licença durante o procedimento de atualização.
Espaço em Disco
Certifique-se de que o servidor de backup tenha espaço em disco suficiente. O espaço mínimo em disco é calculado dinamicamente durante a verificação da configuração do sistema no procedimento de atualização. Ele se baseia na lista de pacotes necessários para instalação na máquina e geralmente é de cerca de 9 GB. Recomendamos alocar pelo menos o espaço mínimo em disco calculado durante a verificação da configuração do sistema, mas não menos que 55,5 GB: 3 vezes o tamanho da ISO (50,5 GB) no caminho de instalação selecionado (por exemplo, D:\VBR) mais 5 GB para as operações de banco de dados no volume do sistema (por exemplo, C:).
Conectividade
Os componentes da infraestrutura de backup comunicam-se entre si durante o processo de update e através de portas específicas. Todas essas portas devem estar abertas. Para obter mais informações. Você pode ver a lista completa de todas as portas aqui.
Snapshot
Cria uma snapshot do servidor dentro da camada de virtualização. Caso o servidor de backup seja físico, garante que o backup da configuração do Veeam Backup & Replication esteja feito. Tenha certeza que você possui o backup dessa configurações acessível
Requisitos Mínimos
Verifique se o servidor de backup a ser atualizado está executando um sistema operacional compatível. Caso contrário, faça um backup de configuração, instale o Veeam Backup & Replication 13.0.1 (build 13.0.1.180) em um sistema operacional compatível e restaure o backup de configuração criado anteriormente.
A lista resumida dos sistemas operacionais compatíveis esta abaixo:
- Microsoft Windows Server 2025
- Microsoft Windows Server 2022
- Microsoft Windows Server 2019
- Microsoft Windows Server 2016
Certifique-se também de que os demais servidores que você planeja usar como componentes da infraestrutura de backup atendam aos requisitos de sistema operacionais. Em particular, verifique se todos os servidores da infraestrutura de backup são baseados em sistemas operacionais de 64 bits.
Verifique se o ambiente que você protegerá com o Veeam Backup & Replication atenda aos requisitos listados de plataforma, aplicativos e workloads suportados. Tenha atenção em particular com essas duas:
- VMware ESXi e o VMware vCenter Server devem estar atualizados para a versão mínima suportada 7.0.
- Microsoft Hyper-V deve ser Windows Server 2016 ou superior.
Atualização
Etapas da atualização:
- Verifique se não existe mais nenhum usuário logado no servidor.
- Certifique-se de que a última execução de todos os trabalhos existentes tenha sido concluída com sucesso. Execute novamente quaisquer jobs com falha.
- Verifique se não há nenhuma job em execução. Caso tenha jobs rodando é recomendado que seja interrompida a execução e aguarde a finalização com sucesso.
- Desative temporariamente quaisquer job de backup copy para evitar que sejam iniciados durante a atualização.
- Execute o backup de configuração do Veeam Backup & Replication
- Certifique-se de que a criptografia de backup de configuração esteja ativada; caso contrário, as credenciais armazenadas não serão incluídas.
Após todas essas verificações e etapas é possível fazer o procedimento de atualização. A atualização não é complexa. Basta seguir todas as etapas e concluir. Ao termino o servidor de backup deve ser reiniciado.

Meu nome é Mateus Wolff e trabalho com TI desde 2009. Sou arquiteto de soluções de proteção de dados e tenho algumas certificações como VMCE, VCP-DCV e ITIL.
Participo do programa de reconhecimento Veeam Vanguard e sou ex membro do grupo Veeam Legends.
Também sou líder do grupo Veeam User Group Brasil.

